Migalhas Quentes

Conheça as principais leis que moldaram a trajetória do povo negro

Escritório Villemor Amaral Advogados fez um levantamento dos principais marcos históricos da legislação.

19/11/2024

Amanhã, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, data que marca a resistência e a luta dos povos afro-brasileiros ao longo da história. A escolha da data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder quilombola e símbolo de resistência contra a escravidão, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695.

Este dia não é apenas uma oportunidade para lembrar as contribuições significativas da cultura negra, mas também uma oportunidade para refletir sobre a história da população no país, marcada por séculos de desigualdade, discriminação e racismo. Os primeiros escravizados africanos chegaram ao país em 1540 e desde então a comunidade negra enfrenta desafios constantes na luta por igualdade e justiça.

Algumas leis moldaram a trajetória do povo preto no Brasil e o escritório Villemor Amaral Advogados fez um levantamento dos principais marcos históricos da legislação. Confira:

Primeiro: Pessoas que padecem de moléstias contagiosas.

Segundo: Os escravos e os pretos africanos, ainda que sejam livres e libertos".

Como se vê, o Direito e as leis evoluíram com a sociedade e alguns dispositivos tronaram-se essenciais para proteção da população negra e a promoção da equidade racial no país. Contudo, a efetivação de seus princípios ainda enfrenta desafios. É crucial continuar a luta por políticas que garantam os direitos e dignidade de todos os cidadãos, independentemente de sua origem racial.

Villemor Amaral Advogados destaca os principais marcos históricos sobre a origem e as leis que moldaram a trajetória do povo negro no país.(Imagem: Freepik)

Veja a versão completa