Migalhas Quentes

Em evento da USP, Haddad defende formação crítica na era digital

A abertura do encontro teve agradecimento ao Migalhas por apoio ao evento.

27/6/2025

Durante encontro na Faculdade de Direito da USP nesta sexta-feira, 27, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, refletiu sobre os novos desafios impostos pela transformação do cenário internacional e seu impacto direto na política nacional.

O ministro destacou as transformações marcadas pelo amplo acesso à informação. Para ele, esse novo panorama impõe uma responsabilidade ainda maior: a de desenvolver uma formação crítica capaz de interpretar, com profundidade, os acontecimentos globais e seus reflexos na realidade nacional.

Haddad observou que, ao contrário de sua época como aluno da casa, hoje é comum que estudantes acompanhem os acontecimentos internacionais. “Hoje você tem na palma da sua mão, você tem condições de acompanhar o que está acontecendo no mundo”, afirmou.

Apesar das vantagens, o ministro alertou para os riscos dessa imersão em informações: A chance de você, mal informado, mal orientado, mal formado, tomar decisões ou posicionamentos que não condizem com o seu desejo de sociedade justa é uma coisa muito complexa”.

Segundo Haddad, é justamente por isso que a formação privilegiada oferecida pelas universidades públicas deve ser colocada à disposição do país.

É um imperativo de que esse conhecimento seja exposto e mobilizado a favor de determinadas causas, e muitas das causas atuais exigem ciência, conhecimento científico", concluiu.

Na abertura do encontro, o professor livre-docente da Faculdade de Direito da USP Pierpaolo Cruz Bottini agradeceu ao Migalhas pelo apoio ao evento e a outros da Associação de Antigos Alunos. 

Confira:

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Ministro Fernando Haddad participa de evento na São Francisco

23/6/2025
Migalhas Quentes

Biblioteca de Direito da USP completa 200 anos; conheça a história

23/4/2025
Migalhas Quentes

Lewandowski se reúne com juristas para discutir PEC da Segurança

17/4/2025