Migalhas Quentes

Manesco Advogados anuncia cinco novos sócios

Claudia Polto da Cunha, Daniel Esteves, Daniele Feitosa de Albuquerque Lima, Flávia Chiquito dos Santos e Paulo Henrique Rodrigues Pereira compõem o novo quadro de sócios da banca.

13/8/2025

A Manesco Advogados aumentou seu time de sócios com nomes importantes do mundo jurídico. Passam a integrar o grupo de profissionais da banca Claudia Polto da Cunha, Daniel Esteves, Daniele Feitosa de Albuquerque Lima, Flávia Chiquito dos Santos e Paulo Henrique Rodrigues Pereira.

Com 50% de profissionais mulheres em posição de alta liderança, as contratações de advogadas expandiram ainda mais a presença feminina da banca. Além dos novos sócios, Amílcar Bastos Falcão ingressa para reforçar a equipe como conselheiro estratégico. O advogado tem extensa atuação em empresas e órgãos de relevância como Queiroz Galvão e Fiesp.

"A chegada de novos sócios, tanto profissionais formados em nossa casa quanto oriundos do mercado e da carreira pública, ampliou e fortaleceu nossa atuação em áreas estratégicas como litigância, tributário, gestão de ativos em dificuldade e financiamento de projetos. Nossa trajetória de diversidade também se consolidou como diferencial competitivo e 50% da alta liderança é composta por mulheres", diz Maís Moreno, Deputy CEO e sócia da Manesco Advogados.

"Além disso, 30% dos profissionais da equipe são negros. Essa configuração, que nos levou a ser reconhecidos pela ONU como referência em igualdade de gênero e diversidade racial, melhora concretamente nossos resultados em todas as dimensões. A ampliação dessa iniciativa culminou no Pacto Manesco - que reflete nossa visão humanista sobre todo o arco da diversidade etária: Gênero, racial e religiosa", completa Maís.

Há mais de 30 anos, a Manesco Advogados é referência em Direito Público e atua em vários setores regulados da economia. Em junho deste ano lançou sua nova marca e inaugurou um ciclo em sintonia com as mudanças que têm ocorrido na infraestrutura brasileira. O escritório tem entre seus fundadores os professores titulares da Faculdade de Direito da USP Marcos Perez e Floriano de Azevedo Marques Neto, que foi recentemente reconduzido à vaga de ministro do TSE.

Claudia Polto da Cunha, Daniel Esteves, Daniele Feitosa, Paulo Henrique Rodrigues Pereira e Flávia Chiquito.(Imagem: Ale Gustavo)

Confira o perfil dos profissionais:

Claudia Polto da Cunha

Procuradora aposentada do Estado de São Paulo, foi responsável pela coordenação das empresas estatais paulistas, tendo atuado especialmente em concessões, PPPS, projetos de infraestrutura, securitização e operações estruturadas. Ocupou o cargo entre 1991 e julho de 2025.

Também foi procuradora-geral do Estado adjunta no período de janeiro de 2020 a abril de 2022. Fez mestrado pela Faculdade de Direito da USP, especialização em Direito Econômico pela FGV/SP e graduação pela Faculdade de Direito da USP.

Daniele Feitosa de Albuquerque Lima

Formada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, foi calculista estrutural, gestora de projetos e execução de obras públicas e serviços de manutenção predial. É mestranda em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP, onde também se graduou em Ciências Jurídicas.

Como servidora pública federal, adquiriu larga experiência em elaboração de termos de referência, licitações e execução contratual. Atuou também como assessora de desembargador em processos cíveis e criminais. Na advocacia privada, trabalhou com foco em contencioso cível estratégico de Tribunais Superiores. 

Flávia Chiquito dos Santos

Possui 20 anos de experiência em Direito Concorrencial e Antitruste com atuação na representação de clientes nacionais e internacionais em revisão de práticas comerciais, investigações de práticas anticoncorrenciais - incluindo cartéis e na aprovação de atos de concentração perante o CADE.

Tem mestrado pela Faculdade de Direito da USP e graduação em Direito pela PUC-SP.

Daniel Esteves

Tem 27 anos de experiência contenciosa e consultiva, inclusive junto a agências reguladoras e órgãos de controle. Atua em disputas arbitrais e judiciais de alta complexidade e acordos anticorrupção.

Foi general counsel em grupos de infraestrutura por 20 anos, nas empresas Skanska e Andrade Gutierrez, e liderou uma unidade de negócios de O&M com faturamento de US$ 50 milhões e 1.500 colaboradores.

É doutor pela Faculdade de Direito da USP, mestre pela PUC-SP, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV/SP e graduação em Direito pela UFMG. Foi professor de pós-graduação na FGV/SP.

Paulo Henrique Rodrigues Pereira

É especialista em Direito Público e Tributário e professor do Departamento de Estado da Faculdade de Direito da USP. Tem doutorado e mestrado pela mesma instituição e é pesquisador do Afro-Latin American Research Institute (Harvard). Atualmente, é assessor especial do Ministério da Justiça e está licenciado da Manesco Advogados.

Veja a versão completa