No dia 1º/9, às 19h, a Editora Direito Contemporâneo promove, na Livraria Cultura do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, o lançamento de duas obras sobre o Direito Processual Civil.
Os livros reforçam a consolidação de 60 anos de excelência acadêmica e profissional do Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica e preservam o legado do seu fundador, professor Arruda Alvim, cuja vida profissional foi, em grande parte, dedicada ao ensino, à advocacia e à construção de um legado de referência no Direito brasileiro.
Um dos lançamentos é o livro "Direito Processual Civil: Teoria Geral do Processo de Conhecimento", coordenado por Thereza Alvim e Eduardo Arruda Alvim (Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica) e Teresa Arruda Alvim (Arruda Alvim, Aragão & Lins Advogados), além de ser organizado por Ígor Martins da Cunha.
A obra atualiza o clássico de Arruda Alvim, um dos mais respeitados juristas, publicado em 1972, reconhecida como marco fundamental para a formação de estudantes, magistrados e professores.
No livro foi preservada a essência do texto original e incorporadas análises de questões contemporâneas controvertidas, com contribuições de 35 renomados juristas, sendo oito do escritório Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, sobre temas como ativismo judicial, processo coletivo, precedentes, desjudicialização e o impacto das novas tecnologias no Judiciário.
A atualização da Teoria Geral é também um gesto de homenagem. O próprio professor Arruda Alvim iniciou o projeto em 2021, pouco antes de seu falecimento, com a ideia de reunir juristas renomados para atualizar pontos específicos e refletir sobre os desafios do processo civil no século XXI.
O resultado é uma obra que mantém viva sua contribuição e projeta sua influência para as futuras gerações do Direito.
No mesmo evento, o público terá ainda acesso à terceira edição de "Recurso Especial", obra coletiva de Mauro Campbell Marques, Eduardo Arruda Alvim, Guilherme Pimenta da Veiga Neves e Fabiano Tesolin.
Atualizado com as principais questões e decisões recentes, o livro oferece uma visão aprofundada sobre a aplicação desse recurso e contribui para a compreensão de sua relevância na prática forense.
Segundo o organizador Ígor Martins da Cunha, os dois livros dialogam entre si, mas atendem a finalidades distintas: "A Teoria Geral do Processo tem uma proposta histórica e acadêmica, revisitando debates desde o Código de 1939 até o panorama atual, enquanto o Recurso Especial é pensado para quem litiga nos tribunais de cúpula e deseja compreender, com profundidade as especificidades dessa espécie recursal sem deixar de lado soluções práticas", explica.
Com essas obras, o campo do Direito Processual Civil ganha novas obras de referência que unem tradição e inovação. Mais do que atualizar conteúdos, os livros reafirmam a relevância de produções jurídicas que atravessam gerações, preservando o legado de mestres e oferecendo instrumentos eficazes para a pesquisa e a prática do Direito.