A obra "Humanização (Foca)da na Visão Autoritária: A (so)lução do conflito argumentativo na fase investigatória e processual penal em tempos de confusão comunicacional" (Dialética Editora, 240p.), escrita por Natália Machado, apresenta exemplos práticos e teóricos sobre formas de atuação nas fases investigatória e judicial, com foco na atuação assertiva dos profissionais do Direito.
O livro destina-se a operadores do sistema de justiça e segurança pública, incluindo membros dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de advogados, sociólogos, criminólogos, antropólogos e cientistas políticos. A leitura oferece uma nova perspectiva sobre a resolução de conflitos no contexto investigatório e processual penal.
Mais do que um compêndio de conteúdos práticos, doutrinários e legislativos, o livro propõe uma forma de atuação, pensamento e convivência social.
A escritora apresenta concepções aplicáveis à prática profissional, com o objetivo de qualificar o exercício das funções públicas e institucionais. A obra estabelece um diálogo transdisciplinar entre Direito, antropologia linguística, fenomenologia, comunicação política e social, criminologia crítica e socialização política, propondo um modelo de tomada de decisão fundamentado na comunicação contínua, verbal, escrita e corporal, adaptado às exigências estratégicas da era tecnológica.
A autora, Natália Machado, disponibilizou um exemplar para sorteio entre os leitores do Migalhas.
Sobre a autora:
Natália Machado é advogada, escritora e especialista em Direito Penal e Processo Penal.