Conquista histórica para a advocacia da Região Serrana e Costa Verde do Rio de Janeiro. Teresópolis e Angra dos Reis serão oficialmente incluídas como cidades-sede de aplicação das provas do exame de ordem unificado a partir da 45ª edição, cujo edital será publicado em outubro. O anúncio representa a vitória de um pleito antigo da advocacia local. Até então, os candidatos de ambas as regiões precisavam se deslocar para cidades vizinhas - ou até mesmo para a capital fluminense - para realizar a prova.
No primeiro semestre deste ano, a presidente da seccional OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro, Ana Tereza Basilio, esteve com representantes das subseções para tratar do tema. Em reunião com o presidente da OAB/Angra dos Reis, André Gomes, foi apresentado o pedido formal, destacando as dificuldades enfrentadas pelos examinados do interior.
Basilio se comprometeu a levar a demanda à direção da FGV, responsável pela aplicação da avaliação, e ao Conselho Federal da OAB. Ao longo desta semana, o resultado do esforço conjunto foi confirmado pela área de logística do Exame, que atestou a inclusão dos dois municípios.
Interiorização e valorização
Segundo Basilio, a conquista simboliza o compromisso da OAB/RJ com a interiorização e a valorização da advocacia em todas as regiões do Estado.
“Essa conquista é fruto da escuta ativa da seccional às demandas das subseções. Atender ao pedido e conseguir, junto ao Conselho Federal, a inclusão dos dois municípios como sedes do exame de ordem representa mais do que facilitar a vida dos candidatos: é valorizar a advocacia do interior e garantir igualdade de oportunidades para todos. Seguiremos trabalhando para que cada subseção do estado se sinta representada e fortalecida pela nossa gestão”, disse Basilio.
Para André Gomes, o espaço de escuta da seccional foi fundamental para o avanço da iniciativa.
“Após um evento da subseção voltado para estudantes de Direito, recebemos muitos pedidos relacionados a este tema. Logo em seguida, levamos o pleito à presidente Ana Tereza, que comprou a ideia imediatamente. Essa rapidez foi fundamental para que nosso pleito fosse acolhido”, afirmou.
O presidente de Teresópolis, Édio Júnior, comentou que a iniciativa fortalece a classe e amplia oportunidades para os futuros advogados(as):
“É uma conquista muito importante, já que este é um pedido antigo da nossa subseção, em especial da jovem advocacia e dos alunos de Direito, que conseguimos alcançar com a ajuda da OAB/RJ”.