A CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil realizou, na manhã de quarta-feira, a abertura oficial da XVI edição da CBAM - Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade da USP. A solenidade contou com a presença de nomes ilustres da comunidade jurídica brasileira em meio a uma plateia formada por estudantes de Direito e jovens advogados que irão participar da competição. Na ocasião, o renomado professor Hermes Marcelo Huck, referência em arbitragem, recebeu uma emocionante homenagem no evento. Doutor pela USP e mestre pela University of California, Berkeley, Huck é reconhecido como um dos árbitros mais respeitados e influentes do país, tendo contribuído de forma decisiva para a consolidação da arbitragem como método moderno e eficaz de resolução de conflitos no Brasil.
Para Christian Sahb Batista Lopes, presidente da CAMARB e professor de Direito Civil da Universidade Federal de Minas Gerais, o professor Hermes se destaca não apenas pelo currículo brilhante, "mas também pela generosidade com que sempre compartilhou conhecimento, abriu caminhos e acreditou nas novas gerações. O professor Huck é mais que um nome de referência no direito e na arbitragem, é uma inspiração viva. Quem teve a sorte de assistir a uma aula dele, de conversar por alguns minutos ou de dividir uma mesa de trabalho, sabe que o brilho da sua inteligência vem acompanhado de uma humanidade rara”, declarou. Ainda completou que o professor elevou o ensino jurídico e que continua inspirando quem acredita no poder transformador do conhecimento.
Realizada até sábado na capital paulista, a XVI CBAM desafia os competidores a resolver um caso fictício, por meio de arbitragem ou mediação empresarial, estruturados em equipes compostas por até vinte membros. Os estudantes podem competir na arbitragem ou na mediação, sendo o mesmo caso utilizado para ambas. O evento reúne neste ano 66 equipes universitárias de faculdades de Direito de todo o Brasil e uma de Portugal, que têm a oportunidade de vivenciar na prática simulações de casos complexos e realistas amparados por uma banca julgadora. As rodadas da competição estão ocorrendo na Universidade São Judas e, pelo segundo ano, a EBRADI - Escola Brasileira de Direito se faz presente como parceira da CAMARB.
Christian, que abriu a cerimônia, salientou que a competição é a mais relevante do país para formar futuros advogados, mediadores e árbitros. “A CBAM é um evento singular no calendário da arbitragem brasileira. É uma oportunidade ímpar aos participantes que terão seus trabalhos avaliados pelos melhores especialistas do Brasil. Eles receberão feedbacks qualificados e poderão ampliar seu desenvolvimento profissional. O futuro da arbitragem está nas mãos destes jovens”, enfatizou.
Arbitragem em ascensão
A arbitragem empresarial segue em franca expansão no Brasil. Segundo a pesquisa “Arbitragem em Números”, publicada pela professora Selma Lemes, os procedimentos arbitrais iniciados em 2023 movimentaram R$ 29 bilhões, totalizando 318 novos casos nas principais câmaras do país. Somadas às demandas em andamento, o número de arbitragens chegou a 1.035 — um indicativo da confiança crescente de empresas e investidores nesse método privado de resolução de conflitos. "O objetivo central da competição é fomentar o instituto e formar novos profissionais para o país, especialistas qualificados que farão a diferença em nossa comunidade jurídica. O segmento segue em expansão e precisaremos cada vez mais de talentos", reitera o presidente da CAMARB.
Realizada na Semana de Arbitragem de São Paulo – que já se firmou no calendário internacional com dezenas de eventos temáticos –, a Competição da CAMARB reforça seu pioneirismo e protagonismo como espaço de formação, inovação e consolidação da arbitragem no Brasil.
Mais informações podem ser obtidas aqui.