Especialista orienta como evitar golpe de falsa central de atendimento
Segundo Carolina Rodrigues, advogada do Martorelli Advogados, ligações fraudulentas têm se tornado cada vez mais sofisticadas, a fim de enganar a vítima.
Da Redação
terça-feira, 6 de maio de 2025
Atualizado em 7 de maio de 2025 08:25
Com o avanço da tecnologia, os golpistas estão mais sofisticados e conseguem enganar até as pessoas mais atentas em momentos de descuido, especialmente com a fraude conhecida como golpe da falsa central de atendimento.
A especialista em Direito do Consumidor e advogada atuante no Martorelli Advogados, Carolina Rodrigues, explica por quais meios o golpe acontece. "Existem várias formas. A mais comum consiste em receber uma mensagem de texto, via WhatsApp, ou uma ligação informando que uma compra foi realizada em seu nome".
"Em seguida, perguntam se deseja realizar o cancelamento com a ajuda deles. Outra forma pode ser algum 'atendente' pedindo confirmação de dados e que sejam realizadas algumas movimentações no aplicativo. Desconfie", alerta.
Carolina ainda reforça e destaca como não cair nesse tipo de golpe. "É importante nunca fornecer seus dados por telefone. Nenhuma instituição legítima liga pedindo sua senha, token, código de segurança ou código por SMS".
"Por isso, desconfie de ligações que dizem ser da central de alguma instituição financeira, cuidado com mensagens ou WhatsApp que pedem que você ligue para um número específico, evite postar dados pessoais nas redes, use autenticação em dois fatores em tudo. Treine sua desconfiança: No fim das contas, a segurança das informações é um trabalho mútuo", conclui.
O que fazer se for vítima do golpe:
- Entre em contato imediatamente com a instituição financeira para que as medidas de segurança sejam adotadas;
- Altere todas as suas senhas;
- Revise seus aplicativos e exclua qualquer um que pareça suspeito.

