Fabio Brun Goldschmidt recebe título de Cidadão Paulistano
Advogado gaúcho, sócio-fundador do Andrade Maia Advogados recebe título por contribuição ao sistema tributário brasileiro, com a inclusão do Princípio da Cooperação Tributária na Constituição Federal. Evento acontece na sede da Câmara Municipal, dia 21/0, às 18h30.
sexta-feira, 3 de outubro de 2025
Atualizado às 16:39
Dia 21/10, o advogado gaúcho Fabio Brun Goldschmidt, sócio-fundador e administrador do Andrade Maia Advogados, será homenageado com o título de "Cidadão Paulistano", em solenidade promovida pela Câmara Municipal de São Paulo. A honraria é concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços à cidade e ao país.
O reconhecimento foi oficializado em decreto pela Câmara Municipal de São Paulo e decorre da contribuição de Goldschmidt para a inclusão do Princípio da Cooperação Tributária na Constituição Federal, a partir da obra escrita em coautoria com o advogado Leonardo Aguirra de Andrade. O livro, intitulado "Por um Princípio da Cooperação Tributária - contribuições para o acolhimento de um novo princípio fiscal", lançado no primeiro semestre de 2023, inicialmente propunha o reconhecimento acadêmico de um princípio constitucional implícito.
No entanto, a relevância e atualidade do tema levaram à sua positivação expressa na Constituição Federal, como um princípio geral do sistema tributário. A proposição dos autores consiste em superar a relação tradicionalmente conflituosa entre e Fisco e contribuinte, baseada em dissidências e litígios, para que se passe a priorizar a agenda comum de ambos, voltada ao crescimento, geração de lucros, empregos e eficiência (e, com isso, maior arrecadação), por meio de colaboração e transparência. A proposição dos autores consiste em superar a relação tradicionalmente conflituosa entre e Fisco e contribuinte, baseada em dissidências e litígios, para que se passe a priorizar a agenda comum de ambos, voltada ao crescimento, geração de lucros, empregos e eficiência (e, com isso, maior arrecadação), por meio de colaboração e transparência.
"É uma emoção enorme ver que uma reflexão acadêmica, que nasceu como uma proposta teórica, ganhou força a ponto de se transformar em princípio constitucional. Receber essa homenagem em São Paulo tem um significado especial para mim. É uma cidade que frequento há mais de duas décadas e que já faz parte da minha vida. Por isso, ser reconhecido como Cidadão Paulistano é, de certa forma, também ser reconhecido como alguém de casa", celebra o advogado.
A cerimônia de entrega do título ocorrerá na sede da Câmara Municipal, dia 21/10, às 18h30.