Migalhas Quentes

STJ revoga prisão preventiva por decisão judicial sem fundamentação

O relator, ministro Og Fernandes, criticou falta de justificativa concreta em decisão de 1ª instância.

21/3/2025

Por unanimidade, a 6ª turma do STJ revogou a prisão preventiva de homem condenado a nove anos de reclusão por roubo e extorsão mediante sequestro. O relator, ministro Og Fernandes destacou a ausência de fundamentação da decisão que negou a liberdade provisória, em afronta ao dever constitucional de motivar os atos judiciais.

Em seu voto, o relator, ministro Og Fernandes, destacou que o magistrado limitou-se a afirmar: "Deixo de conceder a liberdade aos réus em razão da pena aplicada", sem apresentar justificativas concretas. “O grande problema, nesses casos, é a fundamentação. Fundamentação nenhuma”, apontou.

O relator também criticou o fato de o tribunal de origem acrescer fundamentação para a denegação da liberdade provisória, na tentativa de suprir a falta de justificativas não apresentadas na decisão de 1º grau.  

O ministro Sebastião Reis Júnior concordou com o relator, destacando a gravidade da situação, e reforçou a importância da motivação nas decisões judiciais.  

Diante da flagrante nulidade da decisão que manteve a prisão preventiva sem qualquer fundamentação legal, a 6ª turma do STJ deu provimento ao recurso, revogando a prisão cautelar.

Veja trecho do julgamento:

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

STJ afasta preventiva de delegado acusado de envolvimento com tráfico

11/2/2025
Migalhas Quentes

STJ revoga prisão preventiva decretada em formulário padronizado

24/6/2016
Migalhas Quentes

Justiça anula decisão por ausência de fundamentação

17/4/2014