Nesta terça-feira, 2, durante sustentação oral no julgamento do núcleo 1 da trama golpista no STF, o advogado Demóstenes Torres, que defende o ex-comandante da Marinha almirante Almir Garnier, disse que gostaria de ver Lenio Streck como próximo ministro do STF.
Torres recordou episódios de sua trajetória profissional e destacou colegas que o auxiliaram em momentos difíceis.
"Eu precisei de advogados e os advogados que me acudiram foram o Kakay, que é meu amigo. Pensamos completamente diferente, mas temos amizade", afirmou.
Na sequência, citou o constitucionalista Lenio Streck, a quem teceu elogios enfáticos.
"Estão dizendo que o ministro Barroso vai se aposentar quase que imediatamente após este julgamento. Se isso for verdade, o Lenio Streck intera 70 anos, ainda este ano. Ainda dá tempo dele ser ministro. Ele é uma espécie, na minha opinião, de um Kelsen, um Canotilho, um Roxin, uma pessoa que nós temos no Brasil que brilha incessantemente", declarou.
Veja o momento:
Quem é Lenio Streck?
Lênio Streck é jurista, professor de Direito Constitucional da Unisinos e ex-procurador de Justiça do Rio Grande do Sul.
Reconhecido por sua vasta produção acadêmica em hermenêutica e teoria constitucional, é autor de obras de referência como Hermenêutica Jurídica e(m) Crise.
Crítico do decisionismo judicial, defende a centralidade da Constituição na interpretação do Direito.