Em entrevista à Fox News nesta segunda-feira, 15, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que Washington anunciará novas medidas contra o Brasil após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
439972
"Caça às bruxas"
A fala ocorreu em resposta à decisão da 1ª turma da Suprema Corte, que sentenciou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Na semana passada, após a condenação, Rubio já havia afirmado na rede X que Washington responderia adequadamente ao que ele se referiu como "caça às bruxas":
"As perseguições políticas pelo violador de direitos humanos Alexandre de Moraes sancionado continuam, já que ele e outros do Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão adequadamente a essa caça às bruxas", afirmou.
Em recente manifestação, o secretário reforçou que o governo americano ainda anunciará sobre as medidas adicionais que pretendem tomar, sem mencionar, contudo, quais seriam.
Reação de Trump
Em entrevista na última quinta-feira, 11, o presidente americano já havia declarado estar surpreso com a decisão da Suprema Corte.
Ao comentar o julgamento, Trump fez uma comparação com sua própria experiência, afirmando que a situação lembrava o que tentaram fazer contra ele nos Estados Unidos.
Apesar de questionado sobre possíveis sanções, o presidente não afirmou se pretendia aplicar novas medidas contra o Brasil.