Os ministros do STF têm adotado posturas distintas nas redes sociais. Enquanto alguns fazem das plataformas uma extensão de sua atuação pública, outros preferem manter distância e discrição no ambiente digital.
Veja:
Flávio Dino, Gilmar Mendes e André Mendonça têm milhares de seguidores e perfis ativos.
De outro lado, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Edson Fachin estão fora das redes.
Alexandre de Moraes já manteve perfil no X (antigo Twitter), mas retirou-se da plataforma no período em que se intensificaram as tensões entre o Supremo e Elon Musk.
Há ainda uma zona intermediária: Nunes Marques e Cristiano Zanin possuem contas no X e no Instagram, mas não são atuantes.
Conteúdo
Flávio Dino pode ser considerado um "ministro influencer": lidera com ampla vantagem em número de posts (72,6 mil no X e 10.351 publicações no Instagram) e seguidores (1,2 mi no X e 1,7 mi no Instagram).
S. Exa. alterna postagens sobre a atuação jurisdicional, atividades acadêmicas e momentos pessoais. Foi por meio das redes que o ministro trouxe a público um tema sensível: a condenação de um hospital pela morte de seu filho, ocorrida em 2012.
Outro uso marcante das plataformas pelo ministro foi para o combate de notícias falsas. Em uma postagem recente, Dino publicou o print de um conteúdo apócrifo atribuído a ele, alertando os seguidores de que se tratava de "fake news".
Flávio Dino também já interagiu com conteúdos do Migalhas nas redes. O ministro repostou artigo de sua autoria publicado no site.
No X, contudo, Dino não tem mantido o mesmo ritmo de atualizações. Desde agosto de 2024, o perfil não registra novas publicações.
Gilmar Mendes soma mais de 519 mil seguidores no X, e presença expressiva, com 1.633 postagens. Ele costuma se manifestar sobre acontecimentos marcantes do país, como a recente operação no RJ, e o falecimento do advogado Sérgio Bermudes. No Instagram, o decano do STF tem 31,3 mil seguidores e 114 posts.
S. Exa. alterna publicações de caráter institucional, registros acadêmicos e momentos pessoais - como a foto em que aparece recebendo uma camisa autografada do Botafogo.
As postagens do ministro André Mendonça misturam reflexões de fé, trechos de pregações e momentos da trajetória acadêmica, reforçando o tom pessoal e espiritual que o acompanha desde antes de chegar ao Supremo.
No X, reúne mais de 525 mil seguidores e 892 posts. No Instagram, tem 777 mil seguidores e 36 posts.
Entre os ministros que mantêm perfis, mas optam pela discrição digital, está Cristiano Zanin. S. Exa. possui conta ativa no Instagram, mas não realiza publicações desde 2022, período anterior à sua posse no Supremo, que ocorreu em agosto de 2023.
Ministro Nunes Marques mantém perfis tanto no X quanto no Instagram, e um número expressivo de seguidores (29,3 mil no Instagram, e 20,4 mil no X), mas não tem publicações.