Durante sessão do STF nesta quarta-feira, 5, ministro Edson Fachin anunciou que não presidirá a próxima reunião, uma vez que estará presente na Cúpula do Clima que antecederá a COP30.
Com a ausência, a sessão será conduzida pela 1ª vez pelo vice-presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.
“Portanto, faça-se registro com essas palavras também para, portanto, assentar, e desde logo agradeço ao iminente ministro Alexandre Moraes, que amanhã e na próxima quinta-feira, dia 13, as sessões serão presididas por S. Exa., o vice-presidente ministro Alexandre de Moraes”, afirmou Fachin.
O ministro explicou que, por estar designado para representar o Supremo na conferência climática, não poderá conduzir os trabalhos no plenário.
Em tom bem-humorado, Toffoli brincou ao dizer que Moraes estava “ansioso para sentar na cadeira”, ao que o ministro respondeu: “Se quiser esses últimos 10 minutos também, eu posso presidir”.
Confira o momento:
Presidência
Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes tomaram posse em setembro como presidente e vice do STF, e vão comandar a Corte pelos próximos dois anos.
Fachin assumiu a presidência com a promessa de fortalecer o diálogo institucional e dar continuidade à agenda de transparência do Supremo. Moraes, por sua vez, seguirá como vice-presidente, responsável por conduzir as sessões na ausência do titular e colaborar na coordenação administrativa da Corte.
441145