Marketing Jurídico

Hub jurídico

Hub jurídico.

19/6/2020

O amigo Reinaldo Augusto pergunta:

"Outro dia escutei a expressão hub jurídico e gostaria de saber mais sobre o que é e suas implicações".

Reinaldo, obrigado pela pergunta. Na verdade, o conceito é bem simples. A palavra "hub" seria algo como "centro" ou 'ponto central". Em tradução livre, poderíamos traduzir a expressão como "centro jurídico".

Porém, a conotação, na prática, pode ser entendida como uma junção jurídica com algum tipo de finalidade. Vou exemplificar para ficar mais claro.

  • Dois escritórios tem trabalhos em comum com determinado cliente. Para aumentar a produtividade e resultados para o mesmo, fazem um hub jurídico informal, onde determinado dia da semana os advogados dos dois escritórios se juntam para estruturarem trabalhos e estratégias conjuntas que beneficiem o cliente. Isso seria um hub jurídico (junção de esforços) para uma determinada ação.
  • Sócios de diversos escritórios acreditam que podem ajudar o mercado jurídico levando informação através de um projeto de educação contínua e investem na operação do conceito. Isso seria um hub jurídico (junção de esforços) para operação de determinada ideia.
  • Empresas se juntam para oferecer um serviço diferenciado para os clientes do setor jurídico. Isso seria um hub jurídico (junção de esforços), não vindo de profissionais do direito, mas para profissionais do direito.

Estes são apenas alguns exemplos, existem centenas de outros.

Então o "centro jurídico" como traduzimos no começo da coluna se transforma, em sentido mais amplo, em "junção jurídica" (ou em um esforço ampliado, em "centro de junção jurídica"), seja pelos esforços dos causídicos, seja com foco para o setor advocatício. Resumindo: são esforços conjuntos que envolvem advogados, sempre com uma finalidade específica.

Cuidado apenas para não confundir hub jurídico com fusão de escritórios ou parceria.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

Colunista

Alexandre Motta é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico - Os Dois Lados da Moeda", "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico" e "O Novo Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais