MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça baiana determina pagamento de direitos autorais na execução pública de músicas de carnaval

Justiça baiana determina pagamento de direitos autorais na execução pública de músicas de carnaval

A retribuição autoral em blocos e bandas é necessária, como manifestou o juiz Renato Ribeiro Marques da Costa, da 20ª vara Cível da comarca de Salvador, quando determinou a suspensão da execução de músicas pelo bloco Alô Inter e Inter.

Da Redação

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Atualizado às 09:39

 
$$$

Justiça baiana determina pagamento de direitos autorais na execução pública de músicas de carnaval

O juiz Renato Ribeiro Marques da Costa, da 20ª vara Cível da comarca de Salvador/BA, concedeu liminar ao Ecad e determinou a suspensão ou interrupção da execução de obras musicais, lítero-musicais e fonogramas durante os desfiles dos Blocos Alô Inter e Inter, programado para os dias 11, 12, 13, 14, 15 e 16 de fevereiro de 2010, nos circuitos "Barra/Ondina" e "Avenida", do carnaval de Salvador, enquanto não providenciada a "expressa autorização" perante o Ecad.

"Como se sabe, o direito autoral tem proteção em nível constitucional", afirmou o juiz. O magistrado ainda baseou-se em diversos artigos da lei de direitos autorais, que determina que a execução de obra musical deve ser precedida de autorização do autor.

Segundo o Ecad, "o interessante é que existe uma lei prevendo a proteção do direito autoral destes autores, trata-se da lei 9.610/98 (clique aqui), que define que em execuções musicais públicas como as verificadas nos blocos, bandas e trios deve haver o pagamento da retribuição autoral, uma remuneração aos autores das músicas tocadas".

_________
_________________

Leia mais

  • 11/1/10 - Vara da Infância e da Juventude de Vitória/ES define regras para crianças e adolescentes se divertirem com segurança no carnaval 2010 - clique aqui.
  • 6/12/09 - STJ - Município deve pagar Ecad por sonorização do carnaval de rua - clique aqui.

  • 16/11/09 - TJ/CE - Decide pela não obrigatoriedade de pagar Ecad em eventos públicos - clique aqui.

_______________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...