MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OEA vai apurar se o Brasil oferece meios para pagar precatórios
Dívida

OEA vai apurar se o Brasil oferece meios para pagar precatórios

O descumprimento crônico por parte do Poder Público da quitação de precatórios vem causando discussões na esfera estadual, nacional e internacional. A OEA, a Secretaria de Reforma do Judiciário, o CNJ, a OAB/SP e o STF vêm tomando providências para resolver a situação.

Da Redação

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Atualizado às 09:58

Dívida

OEA vai apurar se o Brasil oferece meios para pagar precatórios

O descumprimento crônico por parte do Poder Público da quitação de precatórios vem causando discussões nas esferas estadual, nacional e internacional.

A OEA - Organização dos Estados Americanos decidiu apurar se o país oferece meios para que as dívidas sejam saldadas em tempo razoável após funcionários do município de Santo André/SP formularem uma denúncia contra o Estado brasileiro por violação de Direitos Humanos devido ao não pagamento dos débitos.

Flávio Caetano, o novo secretário de Reforma do Judiciário, também assegurou que está mobilizando setores do MJ para estudar a liberação dos pagamentos de precatórios. Milhares de credores aguardam há décadas pelo pagamento. Levantamento recente mostra que a União, os Estados e os municípios devem pelo menos R$ 85 bilhões em precatórios.

Além disso, no Estado de SP, o CNJ garantiu que os recursos destinados à liquidação de precatórios não poderão ser movimentados pelo Executivo estadual. A OAB/SP havia encaminhado ao conselho um pedido para que os recursos fossem transferidos da conta da Secretaria da Fazenda para conta especial em nome do TJ/SP, como forma de garantir que esses créditos ficassem à disposição do Judiciário, não podendo ser movimentados pelo Executivo.

E o STF já iniciou o julgamento de ADIn do Conselho Federal da OAB contra a EC 62/09, a chamada "Emenda do Calote", que criou novo regime para pagamento dos precatórios, o que, em alguns casos, pode chegar a mais de 100 anos. O ministro Carlos Ayres Britto, relator da ação, já votou pela inconstitucionalidade da emenda, mas o ministro Luiz Fux pediu vista.

____________

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...