MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Audiência pública discutirá lei paulista sobre amianto
ADIn

Audiência pública discutirá lei paulista sobre amianto

Ministro Marco Aurélio, do Supremo, ressaltou que o tema levanta "enfoques diversificados".

Da Redação

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Atualizado às 08:52

O ministro Marco Aurélio, do STF, determinou a realização de audiência pública para debater a lei paulista 12.684/07, que proíbe o uso de produtos, materiais ou artefatos que contenham qualquer tipo de amianto ou asbesto ou outros minerais que, acidentalmente, tenham fibras de amianto na sua composição.

A decisão foi tomada devido ao pedido feito pelo IBC - Instituto Brasileiro do Crisotila na ADIn 3.937. Essa ação foi proposta no Supremo pela CNTI - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria em agosto de 2007. O instituto alegou no pedido que a matéria regulamentada pela lei paulista é de alta complexidade e necessita de amplo debate.

O relator, ao deferir o pedido de realização de audiência pública, observou que, durante o julgamento da liminar pelo plenário do STF, o direito à saúde esteve em discussão. "Mostra-se forçoso concluir que o vício formal, considerada a regência do tema - uso de produtos materiais ou artefatos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto ou outros minerais que, acidentalmente, tenham fibras de amianto na sua composição - por estado-membro, foi mitigado", considerou o ministro.

O ministro Marco Aurélio ressaltou que o tema debatido na ADIn levanta "enfoques diversificados", por isso "a conveniência de abrir-se a discussão democrática sobre a controvérsia". Por fim, ele convocou a CNTI e os interessados para indicarem órgãos técnicos e especialistas que possam trazer ao Tribunal esclarecimentos sobre o assunto.

  • Processo Relacionado : ADIn 3.937

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...