MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Instituto Alana aponta estratégia abusiva em marketing da Fiat
Criança e adolescente

Instituto Alana aponta estratégia abusiva em marketing da Fiat

Projeto identificou que publicidade se utiliza da vulnerabilidade infantil para promover sua marca.

Da Redação

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Atualizado às 12:07

O Instituto Alana identificou marketing abusivo direcionado a crianças em lançamento de linhas de brinquedos com o logotipo da Fiat. O projeto Criança e Consumo, da área de defesa do instituto, considerou que a publicidade utiliza-se da vulnerabilidade infantil para promover produtos associando sua marca à diversão. No último mês, a Fiat lançou, em parceria com uma fabricante de brinquedos, modelos de dois veículos de sua marca.

Em carta enviada à empresa, o Alana apresenta algumas consequências da publicidade dirigida às crianças e do consumismo infantil e demonstra a disposição para prestar contribuições acerca do tema da proteção da infância no âmbito das relações de consumo. O instituto aguarda posicionamento da empresa.

Com relação ao lançamento de jogos de tabuleiro e carrinhos promovido pela empresa, o diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat e presidente da ABA - Associação Brasileira de Anunciantes, João Batista Ciaco, explicou ao jornal Valor Econômico, que o objetivo é criar uma relação afetiva do púbico infantil para influenciar as compras domésticas, por meio do licenciamento em diversos produtos destinados a crianças. "Em vez de focar no pai, decidimos focar no filho, que influencia o pai na decisão de compra", explicou.

O Alana considera, no entanto, que ao fazer publicidade a um público que não tem consciência crítica para entender o caráter persuasivo desse tipo de mensagem, a Fiat busca fidelizar o consumidor desde o berço.

Alana

O Instituto Alana é uma ONG sem fins lucrativos que trabalha para garantir seu desenvolvimento pleno em um ambiente de bem-estar. O projeto Criança e Consumo desenvolve atividades que despertem a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes. O projeto busca incentivar a redução dos impactos negativos causados pelos investimentos maciços na mercantilização da infância e da juventude.

Nesta semana, o Alana lança o parecer "A Constitucionalidade da Restrição da Publicidade de Alimentos e Bebidas Não Alcoólicas voltada ao Público Infantil" assinado pelo Professor Virgílio Afonso da Silva. No evento, nesta quinta-feira, às 9h30, ocorre debate entre o autor e o conselheiro do projeto Criança e Consumo, procurador João Lopes Guimarães Jr. O lançamento será no auditório do Alana (rua Fradique Coutinho, 50, 11ª andar, SP). Mais informações pelo telefone (11) 3472-1600, ou pelo e-mail [email protected].

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.