MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cade analisa prática de cartel de combustíveis no RS
Defesa da concorrência

Cade analisa prática de cartel de combustíveis no RS

Dez redes de postos e de 12 administradores são suspeitos de prática de cartel.

Da Redação

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atualizado às 08:50

A Superintendência-Geral do Cade encaminhou ao Tribunal Administrativo do Conselho sugestão de condenação de dez redes de postos e de 12 administradores das empresas por prática de cartel no mercado de revenda de combustíveis de Caxias do Sul/RS. O despacho foi publicado no DOU desta segunda-feira.

Se forem condenadas, as empresas e pessoas físicas estão sujeitas às penas de multa além de outras penas previstas em lei.

O processo administrativo que deu origem à recomendação foi instaurado pela extinta SDE - Secretaria de Direito Econômico com base em representação encaminhada pela 3ª vara Cível da Comarca de Caxias do Sul/RS.

A representação incluía cópias de ações civis públicas em trâmite na Justiça local, bem como parecer da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis constatando a existência de indícios econômicos de alinhamento de preços no mercado de revenda de combustíveis naquele município.

A Superintendência-Geral do Cade confirmou os indícios de que os distribuidores de combustíveis tinham organizado um cartel para fixarem e/ou uniformizarem preços praticados na revenda de combustíveis. O cartel visava à elevação das margens de revenda e à eliminação da concorrência, assim como a imposição de preços excessivos, possibilitados pela uniformização de condutas comerciais e pela fixação de preços. Com isso, as margens de revenda do município eram muito superiores àquelas de outras localidades do estado.

A conclusão da Superintendência é que houve infração à ordem econômica e que os postos de combustíveis e seus dirigentes adotaram uma conduta comercial uniforme e concertada. O cartel era dotado de elevado grau de organização, razão pela qual perdurou, no mínimo, entre os anos de 2004 e 2006, causando imensos prejuízos aos consumidores finais.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA