MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. MPF/DF não comprova pedido de Lula para adiar julgamento do mensalão
Investigação

MPF/DF não comprova pedido de Lula para adiar julgamento do mensalão

Lula teria oferecido "blindagem" ao ministro Gilmar Mendes na CPI do Cachoeira em troca do favor.

Da Redação

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Atualizado às 08:58

O MPF/DF requereu o arquivamento do procedimento investigatório sobre a suposta oferta de "blindagem" feita pelo ex-presidente Lula ao ministro Gilmar Mendes na CPI do Cachoeira em troca do atraso do julgamento do mensalão.

A investigação foi iniciada em maio deste ano, a partir do recebimento de notícia-crime apresentada pelos parlamentares Alvaro Fernandes Dias, José Agripino Maia, Rubens Bueno, Randolph Frederich Rodrigues Alves, Antonio Carlos Mendes Thame e Jarbas de Andrade Vasconcelos. No documento, os autores acusam Lula de praticar os crimes de coação no curso do processo, tráfico de influência e corrupção ativa.

A denúncia foi fundamentada na reportagem "Um ex defende seu legado", publicada na edição 2.271 da revista Veja.

A matéria jornalística relatava:

"Há um mês, o ministro Gilmar Mendes, do STF, foi convidado para uma conversa com Lula em Brasília. O encontro foi realizado no escritório de advocacia do ex-presidente do STF e ex-ministro da Justuiça Nelson Jobim, amigo comum dos dois. Depois de algumas amenidade, Lula foi ao ponto que le interessava e disse a Gilmar: 'É inconveniente julgar esse processo agora'.O argumento do ex-presidnete foi que seria mais correto esperar passar as eleições municipais de outubro deste ano e só depois julgar a ação que tanto preocuppa o PT, partido que tem o objetivo declarado de conquistar 1000 prefeituras nas urnas".

O MPF/DF analisou as entrevistas concedidas por Gilmar Mendes à imprensa sobre os fatos narrados na reportagem e não detectou um pedido específico de Lula no sentido de ver adiado o julgamento do mensalão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA