MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Facebook e usuário terão que excluir comentários ofensivos da rede social
Não curti

Facebook e usuário terão que excluir comentários ofensivos da rede social

A autora da ação alegou que, após pedir demissão do trabalho, as mensagens foram postadas pelo irmão de sua ex-gerente.

Da Redação

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Atualizado às 09:19

Um usuário do Facebook terá que excluir mais de dez comentários ofensivos da rede social sob pena de multa diária de R$ 3 mil. A autora da ação alegou que, após pedir demissão do trabalho, as mensagens foram postadas pelo irmão de sua ex-gerente.

As mensagens, segundo o juiz Bruno Luiz Cassiolato, da 1ª vara Cível de Sorocaba/SP "em tese podem até configurar crimes contra a honra". De acordo com os autos, os textos, que sempre eram construídos com "palavras de baixo calão", foram divulgados não só no perfil do réu mas também nos perfis de amigos e familiares da autora, incluindo sua filha menor de idade.

Para o magistrado, a liberdade de expressão é consagrada como direito fundamental dos mais caros ao indivíduo. Isso "não significa dizer, no entanto, que seu exercício possa ocorrer sem qualquer limitação ou responsabilização". Cassiolato afirma que o fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação demonstrado como justificativa para a antecipação dos efeitos da tutela ficou bem configurado nos autos.

O juiz, que não viu necessidade de determinar o bloqueio de todo o perfil do réu, entendeu ainda que as ofensas dirigidas em rede social certamente causam situações constrangedoras em âmbito familiar, social e profissional. "Não é demais relembrar que algumas das mencionadas mensagens imputam prática criminosa à Autora, sendo desnecessárias maiores elucubrações a respeito dos danos por ela suportados", afirmou.

Na decisão, consta ainda que o Facebook também tem a responsabilidade de excluir o conteúdo. O autor das postagens também deve se abster de novas postagens, sob pena de multa de R$ 1 mil cada evento devidamente comprovado.

Veja a íntegra da decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA