MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Rodrigo Janot encabeça lista tríplice para chefia da PGR
Candidato

Rodrigo Janot encabeça lista tríplice para chefia da PGR

Ela Wiecko e Deborah Duprat também integram a relação dos mais votados na eleição realizada pela ANPR.

Da Redação

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Atualizado às 08:34

A ANPR - Associação Nacional dos Procuradores da República consultou nesta quarta-feira, 17, seus associados (membros ativos e inativos do MPF) para eleger os candidatos ao cargo de procurador-Geral da República no lugar de Roberto Gurgel, que deixará a chefia da PGR em 15/8.

Rodrigo Janot Monteiro de Barros recebeu 511 votos; Ela Wiecko Volkmer de Castilho, 457; Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira, 445; e Sandra Verônica Cureau, 271.

Agora, a ANPR entregará a lista tríplice - composta pelos subprocuradores Rodrigo Janot, Ela Wiecko e Deborah Duprat - à presidente Dilma, que não é obrigada a escolher um dos indicados. A CF/88 estabelece que o procurador-Geral da República seja "nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a recondução". A relação de candidatos elaborada pela associação é meramente sugestiva.

Rodrigo Janot Monteiro de Barros

Rodrigo Janot, 56 anos, é mineiro e ingressou no MPF em 1984, chegando ao cargo de subprocurador em 2003. Foi presidente da ANPR entre 1995 e 1997, cargo ocupado por Roberto Gurgel entre 1987 e 1989. Integrou a última lista tríplice, de 2011.

Ela Wiecko Volkmer de Castilho

A paranaense Ela Wiecko tem 64 anos e está no MPF desde 1975. Foi promovida a subprocuradora em 1992 e tem forte atuação na área de Direitos Humanos. Também integrou a última lista tríplice, de 2011. Bacharel em Direito pela UFRS, é mestre em Direito Público pela UFPR e doutora em Direito pela UFSC.

Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira

Deborah Duprat tem 53 anos e atua no MPF desde 1987. Chegou ao cargo de subprocuradora em 2003. É vice-procuradora-geral desde 2009, substituindo Gurgel nas sessões do STF. É conhecida por seu trabalho na área de direito indígena. Natural do RJ, cursou Direito na UnB, bem como o mestrado em Direito e Estado.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...