MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Claro deve indenizar por disponibilizar ringtones sem atribuir autoria
Trimm

Claro deve indenizar por disponibilizar ringtones sem atribuir autoria

A decisão é da 6ª Câmara Cível do TJ/RS.

Da Redação

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Atualizado às 17:44

A Claro deve indenizar em R$ 25 mil, por danos morais, o autor de músicas com melodias alteradas e utilizadas como ringtone sem os devidos créditos. A decisão é da 6ª Câmara Cível do TJ/RS.

De acordo com os autos, a obra musical "Braço, paixão e fé" estava disponibilizada no site da empresa de telefonia para download. O autor da canção alegou que a música foi fracionada e descaracterizada, além de ter sido omitido o autor da obra. Segundo ele, a omissão ofendeu sua integridade.

Juízo de 1º grau julgou parcialmente procedente a ação, e condenou a Claro ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil por ofensa à paternidade da obra, uma vez que não foi observada integralmente sua autoria quando da divulgação.

O autor da música recorreu, requerendo reapreciação no ponto que não reconheceu o fracionamento da música e alteração da melodia, bem como revisão do valor da indenização em relação à omissão parcial da paternalidade da obra.

O desembargador Luís Augusto Coelho Braga, da 6ª Câmara Cível, entendeu que "corolário lógico é que a simples modificação da obra ofende o direito moral do autor e ultraja a integridade daquela, independentemente da geração de prejuízo ou benefício à criação".

Segundo ele, ocorreu modificação da obra musical e feriu-se o direito extrapatrimonial deste de reprodução integral de sua música, nos termos dos incisos IV e V do artigo 24 da lei 9.610/98. O magistrado entendeu que mostrou-se correta sentença quando reconheceu a violação do citado dispositivo.

  • Processo: 70045695996

Veja a íntegra da decisão.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...