MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cartórios de AL vão realizar mediação e conciliação em questões patrimoniais
Resolução de conflitos

Cartórios de AL vão realizar mediação e conciliação em questões patrimoniais

Provimento 18 da CGJ-AL considera resolução 125 do CNJ.

Da Redação

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Atualizado às 09:04

A Corregedoria-Geral de AL publicou, no dia 7/8, o provimento 18/13, que autoriza notários e registradores a realizar mediação e conciliação de direitos patrimoniais nas serventias de que são titulares. A atribuição poderá estender-se somente ao 1º substituto, e deverá ocorrer em sala destinada a tal fim, durante o horário de atendimento ao público.

Ao receber o requerimento para realizar mediação ou conciliação, o notário ou registrador deverá designar, de imediato, data e hora para a realização de sessão reservada, e poderá exigir depósito prévio dos valores relativos aos emolumentos e das despesas pertinentes aos atos. O interessado na audiência poderá escolher o modo de intimação da outra parte, a quem cabe decidir se quer participar ou não da sessão.

Para desempenhar a função, os notários devem comunicar formalmente o corregedor-Geral da Justiça do Estado, enviando, também, um documento que comprove realização de curso de qualificação, habilitando o funcionário a desempenhar as funções de mediação e conciliação. A documentação estará sujeita à aprovação do Núcleo Permanente de Métodos Consensual de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de AL, que manterá cadastro e acompanhamento para esta finalidade.

Ainda deverão ser observados alguns princípios próprios da atividade, além daqueles decorrentes da qualidade de delegatário, como confidencialidade, imparcialidade, independência e autonomia. Foram considerados os propósitos instituídos pela resolução 125 do CNJ para fixação dos critérios de capacitação e avaliação periódica.

O provimento entra em vigor 30 dias após a data de sua publicação.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616