MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Minirreforma eleitoral deve reduzir prazo entre início da campanha e horário político
PLS 441/12

Minirreforma eleitoral deve reduzir prazo entre início da campanha e horário político

A proposta também acaba com a divulgação de partidos e candidatos por meio de faixas, cartazes, placas e pinturas de muro.

Da Redação

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Atualizado em 26 de agosto de 2013 17:12

O senador Romero Jucá deve apresentar nesta terça-feira, 27, o texto proposto para a minirreforma eleitoral (PLS 441/12). Para que as regras da proposta sejam aplicadas às próximas eleições, ela precisa seguir para a Câmara e ser confirmada até 2/10.

Entre as proposições do senador, está a alteração no período das convenções partidárias para 10 a 31/6. Atualmente, o prazo é de 10 a 30/7. Com a mudança, as campanhas começariam no dia 5/8 do ano eleitoral, o que tem por objetivo reduzir o prazo entre a data inicial da campanha e o início do horário político no rádio e TV.

"Quero registrar que, mesmo havendo essa diminuição do prazo, nós não estamos diminuindo um único dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Portanto, o espaço de televisão e rádio está preservado", ressaltou o senador.

A proposta também acaba com a divulgação de partidos e candidatos por meio de faixas, cartazes, placas e pinturas de muro. Também ficará proibido o chamado "envelopamento" de carros, a aplicação de adesivos sobre amplo espaço da parte externa dos veículos (os adesivos terão um limite máximo).

Insatisfação

Em entrevista à Agência Senado, a senadora Vanessa Grazziotin manifestou sua insatisfação com a proposta. "O que o Brasil precisa é de uma oxigenação na política brasileira, e não vamos conseguir com a minirreforma política. Muitas das iniciativas são justas e corretas, mas não resolvem", argumentou.

Para a senadora, a reforma política deveria ter em pauta a proibição do financiamento de campanhas políticas por pessoas jurídicas, o voto em lista com aumento da participação de mulheres no Parlamento e o fortalecimento dos partidos. A senadora entende, ainda, que a minirreforma deveria ter sido encaminhada mediante a convocação de plebiscito, mesmo que com validade somente a partir das eleições de 2016.

Eleições Limpas

Paralelo à proposta do senador, o projeto de iniciativa popular "Eleições Limpas" tem como objetivo coletar 1,5 milhão de assinaturas, número exigido para que seja apresentado ao Congresso.

A proposta de reforma política foi debatida durante ato público que também discutiu uma pauta de reivindicações a partir dos anseios demonstrados nas últimas manifestações populares.

A reforma política defendida é fundamentada em três eixos que alteram e visam legitimar ainda mais o sistema de eleições no país:

  • Extinção de doações de empresas a campanhas políticas: a alternativa é o financiamento democrático, um misto de recursos de cidadãos e públicos.
  • Sistema de dois turnos para eleições proporcionais: no primeiro turno o eleitor vota no partido, e no segundo nos candidatos.
  • Liberdade total de expressão, revogando normas que impedem o eleitor de manifestar suas opiniões políticas.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616