MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mesa redonda aponta problemas do processo judicial eletrônico
PJe

Mesa redonda aponta problemas do processo judicial eletrônico

Em reunião realizada nesta terça-feira, a Comissão de Informática da OAB/SP manifestou apoio à informatização do processo, mas apontou as principais dificuldades de sua implantação.

Da Redação

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Atualizado às 08:29

Nesta terça-feira, 3, um mesa redonda, realizado pela Comissão de Informática da OAB/SP, abordou o tema "Processo Eletrônico - Por um Sistema Eficaz". O debate, mediado por Luiz Fernando Martins Castro, presidente da comissão, abordou as vantagens e problemas da implantação do processo eletrônico.

"Nós trouxemos para debate o tema preocupante da informatização da Justiça, em especial do processo eletrônico, com uma visão crítica, e não puramente quantitativa. Trouxemos questões básicas que envolvem o respeito aos direitos dos advogados e interesses dos cidadãos", explicou Martins Castro.

O presidente da Comissão de Informática Jurídica ressaltou que a OAB e a advocacia apoiam a informatização do processo: "Porém, somos muito críticos e cuidadosos para que essa implantação seja feita de uma maneira prudente, responsável e que não comprometa o bom funcionamento da Justiça e o devido processo legal".

O encontro contou com a participação de representantes das seccionais do MA e SC, do presidente da Comissão de Direito Processual Civil da OAB/SP, José Rogério Cruz e Tucci, do escritório Tucci Advogados Associados, de Flávio Luiz Yarshell, professor titular da Faculdade de Direito da USP, e de Augusto Tavares Rosa Marcacini, livre-docente pela Faculdade de Direito da USP.

Dificuldades

Para Martins Castro, o principal problema é com a produtividade em contraponto à qualidade: "Os juízes podem ter sua produtividade aumentada com o uso do processo eletrônico, mas o advogado e o cidadão esperam não apenas o aumento da produtividade, mas sobretudo que haja um julgamento de qualidade".

Segundo Augusto Marcacini, membro consultor da Comissão da OAB/SP, a pressa em implantar o processo eletrônico é um dos problemas, pois deixa dúvidas sobre a confiabilidade dos sistemas no médio prazo. "Já tivemos más experiências anteriores, em diversos tribunais. O melhor seria experimentar aos poucos a informatização, testá-la suficientemente, e verificar, antes de nova cada implantação, os resultados concretos obtidos", defendeu.

O advogado e, acredita que o processo eletrônico pode melhorar a eficiência do judiciário. "Há tribunais que conseguiram reduzir o tempo do processo, melhorando a tramitação em até 70%. O problema é que algumas experiências são feitas sem planejamento, e aí temos a dificuldade do acesso à Justiça, procedimentos diferentes para cada tribunal, muitas vezes violando as prerrogativas dos advogados. O desafio é construir um processo judicial eletrônico que, ao mesmo tempo, assegure a eficiência do Poder Judiciário e respeite as prerrogativas dos advogados", alegou o advogado.

Prerrogativas

Sobre a questão da violação das prerrogativas, o conselheiro Federal pelo MA, Guilherme Zagallo, pede uma participação mais ativa da advocacia. A advogada Tamiride Monteiro Leite, da OAB/BA, também destacou que as falhas no processo eletrônico causam a violação das prerrogativas.

"Percebemos que o processo eletrônico apresenta falhas: versões diferentes, falta de manutenção, de pessoal. Isso enseja o problema que temos diariamente: a violação das prerrogativas. O intuito é participar e melhorar o sistema, já que a informatização não vai voltar atrás. O que queremos é contribuir, esclarecer os pontos fracos e levar aos desenvolvedores do sistema", afirmou.

________

OAB/SP

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA