MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Toffoli rejeita pedido para anular delação da Lava Jato
STF

Toffoli rejeita pedido para anular delação da Lava Jato

HC foi impetrado pelo advogado José Luis de Oliveira Lima contra o ministro Teori.

Da Redação

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Atualizado às 16:14

O ministro Toffoli, da 2ª turma do STF, negou seguimento a HC impetrado pela defesa de Erton Medeiros, preso na Lava Jato, que pretendia anular a delação premiada do doleiro Alberto Youssef.

Na inicial, o advogado José Luis Oliveira Lima pediu o reconhecimento da ilegalidade de decisão do ministro Teori Zavascki, que homologou o acordo de delação nos processos que tratam da operação.

Oliveira Lima cita parecer do ministro aposentado do STJ Gilson Dipp, segundo o qual o acordo do doleiro Alberto Youssef é ilegal e que todas as provas coletadas a partir dele são "imprestáveis".

O parecer elenca duas ilegalidades na delação: o acordo atual omite o fato de que ele descumpriu um pacto anterior, de 2003; e falta credibilidade a Youssef para delatar quem quer que seja, já que ele mentiu e omitiu informações à Justiça antes.

A defesa de Erton também levanta o argumento de que o acordo de colaboração do doleiro liberou em favor de pessoas próximas ao colaborador os bens adquiridos com os resultados dos crimes praticados contra a Petrobras, "afrontando os direitos preferenciais de reparação do dano ao lesado, impostos pelo Código de Processo Penal, lei de lavagem de dinheiro, Convenção de Mérida e Convenção de Palermo".

"As ilegais cláusulas patrimoniais inseridas no acordo de colaboração premiada, homologadas por decisão judicial, ofendem inúmeras normas jurídicas e desrespeitam o princípio constitucional do devido processo legal."

Ao proferir decisão, o ministro Toffoli afirmou que a impetração é "manifestamente incabível".

"Ressalvado meu entendimento pessoal em sentido contrário, a jurisprudência da Corte não tem admitido o habeas corpus originário para o Pleno contra ato de seus Ministros ou de outro órgão fracionário da Corte."

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...