MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Frente Nacional de Prefeitos propõe nova PEC dos Precatórios
Precatórios

Frente Nacional de Prefeitos propõe nova PEC dos Precatórios

A Comissão de Precatórios da OAB/SP manifestou-se contrária a proposta.

Da Redação

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Atualizado em 12 de maio de 2015 10:14

No mês passado, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, recebeu a comissão de representantes da Frente Nacional de Prefeitos para discutir nova proposta de emenda à Constituição para normatizar o pagamento de precatórios.

O deputado Baleia Rossi (PMDB/SP) foi designado como representante da Câmara no grupo de trabalho que estudará a nova proposta.

A Comissão de Precatórios da OAB/SP deu início a um movimento de combate à intenção de nova PEC, apoiada pela Frente Nacional de Prefeitos, que tem como objetivo rediscutir o pagamento de precatórios por estados e municípios.

A nota de repúdio foi enviada ao Conselho Federal da OAB, em Brasília, pois a Seccional Paulista considera fundamental que a entidade trabalhe de forma coordenada. Assim como também foi encaminhada à vice-presidência e ao Congresso.

O STF decidiu que os entes públicos devem quitar as dívidas reconhecidas pela Justiça até 2020. Na ocasião, o órgão também publicou outras regras para o novo sistema de pagamentos de precatórios, entre elas, o índice de correção a ser aplicado sobre valores devidos.

Confira a íntegra.

____________________

NOTA DE REPÚDIO

A OAB/SP, vem a público manifestar o seu absoluto repúdio à lamentável intenção de governantes de alguns Estados e Municípios na elaboração de nova PEC para alterar, mais uma vez, a forma de pagamento dos precatórios.

A OAB/SP cumprindo suas finalidades legais e estatutárias de defender a Constituição da República, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos fundamentais da pessoa humana, a independência dos Poderes, o aperfeiçoamento e a rápida administração da Justiça, vê-se no indeclinável dever de se manifestar contra as inaceitáveis investidas dos representantes desses Estados e Municípios contra os inalienáveis valores positivados no corpo permanente da Carta Magna e nas decisões da Suprema Corte.

O STF, no recentíssimo julgamento das ADIs
4.357 e 4.425, impôs aos credores um prejuízo superior a 25%, resultante da perda inflacionária de quase seis anos, e estabeleceu o intransponível prazo de cinco anos para o pagamento de todos os precatórios pendentes, considerando que a mora no pagamento afronta a ideia central do Estado democrático de direito, viola as garantias do livre e eficaz acesso ao Poder Judiciário, do devido processo legal e da duração ao razoável do processo, além de afrontar as autoridades das decisões judiciais, ao prolongar, compulsoriamente, o cumprimento de sentenças judiciais com trânsito em julgado.

A Advocacia não se intimidará em defender o Supremo e o cumprimento das suas decisões.

Nova emenda constitucional representa afronta a autoridade da decisão proferida pelo STF, absoluto regresso civilizatório que não compatibiliza com o regime de independência e separação dos poderes conquistados - a duras penas - após um longo período de autoritarismo e violência contra os direitos fundamentais.

Nesse contexto, não podem e não devem os advogados paulistas, de antigas e heroicas lutas em favor dos direitos da pessoa humana, deixar de manifestar seu repúdio à intenção de modificação da Constituição com a finalidade de postergar os pagamentos das dívidas judiciais e driblar a decisão do STF.
Como nas moratórias anteriores que favoreceram o poder público, também agora e sempre, os advogados paulistas dizem não a esses ensaios de tirania e arbítrio
.

____________________



Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...