MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogada não consegue reconhecimento de vínculo com escritório
Justiça do Trabalho

Advogada não consegue reconhecimento de vínculo com escritório

Depoimento da própria advogada, de acordo com TRT, não denotou a existência de subordinação, mas de coordenação de trabalhos.

Da Redação

quinta-feira, 24 de março de 2016

Atualizado em 23 de março de 2016 17:48

A 1ª câmara do TRT da 15ª região negou recurso no qual uma advogada pretendia a reforma de decisão que não reconheceu vínculo empregatício com escritório e duas instituições financeiras. De acordo com o relator, desembargador Ricardo Antonio de Plato, o depoimento da própria advogada não denota a existência de subordinação, mas de coordenação dos trabalhos, "o que difere da subordinação para fins de reconhecimento de vínculo empregatício".

Em seu voto, o magistrado ainda observa que testemunha patronal confirmou a autonomia da recorrente na prestação de serviços, "não tendo horários definidos, nem obrigação de prestar contas e tampouco seu labor era revisado por superior hierárquico".

A recorrente pretendia ter o reconhecimento do vínculo de emprego e a condenação das instituições financeiras como responsáveis solidário e a condenação do escritório a anotar a CTPS, pagar diferenças salariais, horas extras, aviso prévio, dentre outros. Os pedidos foram julgados improcedentes pelo juízo de 1ª instância.

De acordo com os autos, a advogada e o escritório firmaram contrato de associação que previa que ela prestaria serviços de advocacia sem subordinação. O juízo de 1º grau entendeu que a autora não produziu qualquer prova apta a infirmar as provas documentais e orais produzidas pelo escritório. "Não há que se falar em reconhecimento do vínculo e condenação do Réu ao cumprimento das obrigações dele decorrentes e ao pagamento de compensação por uso de veículo do próprio trabalhador." O entendimento foi mantido pelo TRT.

  • Processo: 0002307-73-2013-5-15-0083

Confira a íntegra da sentença e do acórdão.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...