MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ cria estratégia para afetar processos do BB, maior litigante de Direito Privado
Nurer

STJ cria estratégia para afetar processos do BB, maior litigante de Direito Privado

Anúncio é do ministro Sanseverino, coordenador do Nurer.

Da Redação

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Atualizado às 16:24

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, coordenador do Nurer - Núcleo de Repercussão Geral e Recursos Repetitivo da seção de Direito Privado, informou aos colegas da 2ª seção do STJ a estratégia desenvolvida para a afetação de recursos.

De fato, constatou-se que o Banco do Brasil é o maior litigante da seção de Direito Privado, e os processos da instituição serão destinados ao Nurer para identificação das principais teses repetitivas em recursos novos.

"Observamos no final do ano passado e início desse ano uma redução no número de processos em função das afetações. Então, começamos a estudar uma nova afetação. A conclusão a que se chegou seria que a melhor afetação é pegar lista dos maiores litigantes aqui do STJ, na área do Direito Privado. E se constatou que o maior litigante é o Banco do Brasil. Conversei então com o ministro Noronha de fazer a destinação para o Nurer dos processos do Banco do Brasil, a identificação então das principais teses repetitivas em recursos novos, em processos novos, e depois então começar a fazer a afetação. Penso que é uma boa estratégia em relação depois a outros litigantes na sequência. Claro, com muito cuidado, porque sabemos também que alguns processos são mais delicados. Mas vai permitir o enfrentamento dessas questões."

S. Exa. enviará aos colegas um ofício-circular com tais informações, com relato das atividades do Nurer e indicando essa questão. E sugeriu ainda:

"Na medida em que vamos identificando novas teses, vou encaminhar para os colegas como se fosse um plenário virtual e verificam se é caso ou não de afetação e depois fazemos um rodízio nas afetações, de modo que cada um afeta em algum momento, para não ficar concentrado em alguns ministros."

Ao final, o ministro Salomão saudou o colega: "V. Exa. vai ficar no Nurer em caráter perpétuo, não vai sair dali não."

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...