MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Processo é anulado por carência de fundamentação no recebimento de denúncia
STJ

Processo é anulado por carência de fundamentação no recebimento de denúncia

A 6ª turma do STJ considerou decisão "primou por um conteúdo estereotipado e genérico".

Da Redação

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Atualizado às 08:06

A 6ª turma do STJ, em decisão unânime, anulou processo, a partir da segunda decisão de recebimento da denúncia, tendo em vista que a decisão careceu de fundamentação, tendo seu conteúdo sido considerado "estereotipado e genérico".

O colegiado seguiu o voto da relatora, ministra Maria Thereza, segundo quem o magistrado restringiu-se a declinar que não se encontrava diante das hipóteses do art. 397 do CPP, "menção que não se presta a justificar o recebimento da incoativa, sem sequer aludir o juiz às alegações defensivas ventiladas na defesa preliminar".

"Incumbe ao magistrado enfrentar questões processuais relevantes e urgentes ao confirmar o aceite da exordial acusatória, o que não ocorreu na espécie."

No caso, trata-se de acusação envolvendo crime tributário, e o recurso em HC foi interposto contra o MP/MG.

Ao analisar o feito, a ministra concluiu que na decisão não faz menção sobre as teses da defesa colocadas da peça processual, e "o dado recebimento da exordial acusatória adequar-se-ia a qualquer processo criminal". Espantou-se a relatora com o seguinte trecho: "trata-se de ação penal incondicionada a representação, onde o(s) réu(s) foi denunciado(s) pelo i. Parquet em razão dos fatos noticiados nestes autos".

"De que valeria o comando legal, que possibilita à defesa arguir preliminares e outras alegações, se ao juiz fosse, simplesmente, facultado passar ao largo de todos esses temas? Penso que descolorir o juízo em questão das tintas próprias de ato decisório é fazer letra morta da lei federal, exatamente na contramão da missão constitucional confiada a esta Corte Superior."

E, dessa forma, tendo em vista a ilegalidade, determinou que outra decisão deve ser proferida, apreciando-se os termos da resposta escrita à acusação. O escritório Pedroso Advogados Associados patrocina a defesa do acusado.

  • Processo relacionado: RHC 70.581

Veja a íntegra da decisão.

_________________

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...