MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Detran não pode exigir parcela complementar do ICMS para registrar veículo
Tributo

Detran não pode exigir parcela complementar do ICMS para registrar veículo

Para desembargador do TJ/PB, não compete ao órgão cobrar tributo.

Da Redação

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Atualizado às 08:41

O desembargador José Ricardo Porto, do TJ/PB, concedeu liminar determinando que o Detran paraibano deixe de exigir do autor o pagamento de eventual diferença de alíquota de ICMS e viabilize o registro e licenciamento de seu veículo.

De acordo com o autor, o departamento condicionou o registro e licenciamento do seu veículo ao pagamento de eventual diferença de alíquota de ICMS, existente entre o Estado de São Paulo e o da Paraíba.

Para o magistrado, ao exigir o pagamento do imposto, o Detran "está, aparentemente, exercendo função que não lhe compete, bem como realizando cobrança de tributo de forma inapropriada e coercitiva, haja vista a existência de meios previstos em lei para a exigência das obrigações fiscais".

O desembargador Porto observou ainda que, conforme as súmulas 70 e 323 do STF, é inadmissível a adoção de medidas coercitivas como forma de coagir os contribuintes a pagarem impostos.

"Por último, consigno que o perigo da demora milita em favor do recorrente, uma vez que se encontra impossibilitado de usufruir do seu bem."

O advogado Eduardo Salussem, da banca Salusse Marangoni Advogados, representa o autor no caso.

Veja a decisão.

_____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...