MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF acumula processos de grande relevância sem previsão de julgamento
Pauta

STF acumula processos de grande relevância sem previsão de julgamento

Entre eles, os casos dos planos econômicos e da correção do FGTS.

Da Redação

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Atualizado em 24 de janeiro de 2017 15:56

O ano de 2017 começa com um antigo problema no STF: vários importantes processos do plenário do Supremo pendem de julgamento há tempos. E, com o falecimento prematuro do ministro Teori Zavascki, não há previsão para que casos de grande relevância entrem na pauta com o quórum incompleto.

Planos econômicos

Um dos mais representativos dessa situação é o julgamento dos planos econômicos. O caso foi à pauta do Plenário em novembro de 2013, retomado em maio de 2014 e novamente interrompido para diligências. O impasse sobre a falta de quórum adiou o julgamento, que teve pedido de prioridade na tramitação em abril do ano passado.

FGTS

Um tema econômico e sensível a milhares de brasileiros diz respeito ao FGTS: o índice de correção do Fundo está sub judice na ADIn 5.090, com relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, com repercussão geral reconhecida - conforme destacado pelo relator, há notícia de mais de 50 mil processos judiciais sobre a matéria. A PGR se manifestou em maio de 2014 e o processo está concluso desde março de 2016.

Vale lembrar, o ministro Teori era relator do RE 643.978, cuja discussão é se o MP tem legitimidade para propor ação civil pública em defesa de diretos relacionados ao FGTS.

Porte de drogas

Também com repercussão geral, a tipificação penal do porte de drogas para consumo pessoal teve o julgamento iniciado e foram colhidos três votos - Gilmar Mendes (relator), Fachin e Barroso. O caso estava com pedido de vista ao ministro Teori.

Novos TRFs

Promulgada em 2013, a PEC que cria quatros novos TRF's foi impugnada na ADIn 5.017, da Anpaf - Associação Nacional dos Procuradores Federais. O então presidente do STF, ministro JB, concedeu liminar em julho de 2013 suspendendo a EC. A PGR manifestou-se favoravelmente à criação dos novos TRFs conforme disposto na EC 73/13. A ADIn está conclusa para o ministro Fux, relator da matéria.

Terceirização

Em outro processo com repercussão geral (RE 958.252), a Corte definirá a validade da súmula 331 do TST no que concerne à proibição da terceirização nas atividades-fim das empresas.

Relatoria do ministro Teori

Embora o foco seja a relatoria da Lava Jato, o acervo do ministro Teori é composto por diversas causas relevantes. Entre os casos, citam-se:

RE 611.503 - Desconstituição de título executivo judicial mediante aplicação do parágrafo único do art. 741 do CPC. O caso está com vista ao ministro Lewandowski.

RE 580.252 - Responsabilidade do Estado por danos morais decorrentes de superlotação carcerária. Processo está com vista à ministra Rosa.

RE 645.181 - Cobrança de pedágio intermunicipal sem disponibilização de via alternativa.

ARE 656.298 - Possibilidade de reconhecimento jurídico de união estável e de relação homoafetiva concomitantes, com o consequente rateio de pensão por morte.

RE 976.566 - Processamento e julgamento de prefeitos, por atos de improbidade administrativa, com base na lei 8.429/92.

RE 761.263 - Validade da contribuição a ser recolhida pelo produtor rural pessoa física que desempenha suas atividades em regime de economia familiar, sem empregados permanentes, sobre a receita bruta proveniente da comercialização de sua produção.

RE 928.902 - Imunidade tributária recíproca em relação ao IPTU incidente sobre bens imóveis mantidos sob a propriedade fiduciária da Caixa Econômica Federal, mas que não se comunicam com o patrimônio desta, porque integrados ao Programa de Arrendamento Residencial - PAR, criado e mantido pela União, nos termos da lei 10.188/01.

RE 852.475 - Prescritibilidade da pretensão de ressarcimento ao erário em face de agentes públicos por ato de improbidade administrativa.

RE 636.886 - Prescritibilidade da pretensão de ressarcimento ao erário fundada em decisão de Tribunal de Contas.

A ministra Cármen Lúcia assumiu a presidência da Corte no 2º semestre de 2016 com a promessa de pautar os grandes temas de relevo social, mas deve encontrar dificuldades enquanto a Corte não estiver em sua composição completa - afinal, em temas controversos, não é rara a existência de maiorias apertadas no Plenário.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA