MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Senado adia votação sobre afastamento de Aécio
Afastamento

Senado adia votação sobre afastamento de Aécio

Casa tenta reverter decisão do Supremo que estabeleceu medidas cautelares contra o senador.

Da Redação

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Atualizado às 13:28

O plenário do Senado adiou nesta quinta-feira, 28, a votação de medidas cautelares impostas pela 1ª turma do STF ao senador Aécio Neves, que, por 3 votos a 2, teve o mandato suspenso e a liberdade noturna restrita.

Nesta quinta-feira, 28, foi aprovado requerimento de urgência para análise da questão, mas, a pedido do líder do PSDB, Paulo Bauer, com quórum baixo no Senado, a análise foi adiada.

Por volta das 11h40 apenas 55 senadores haviam registrado presença, o que segundo Paulo Bauer, seria um número insuficiente para analisar a questão. Em sua avaliação, todos os senadores deveriam participar de um debate tão importante.

O senador Renan Calheiros reagiu, mas o presidente da Casa, Eunício Oliveira, acatou o pedido. Eunício afirmou que a maioria dos líderes de bancada concordava com o adiamento.

Afastamento

O afastamento em questão foi uma medida cautelar pleiteada pela PGR no inquérito em que Aécio foi denunciado por corrupção passiva e obstrução de Justiça, com base nas delações premiadas da empresa J&F. A decisão da 1ª turma do STFl foi tomada na terça-feira, 26.

Alguns senadores defenderam que o afastamento não tem respaldo na Constituição, comparando o recolhimento noturno determinado a um regime de prisão semiaberto.

Jorge Viana argumentou que não há consenso sobre o afastamento nem mesmo no colegiado do Supremo, que teve votação dividida. Para ele, o adiamento seria uma oportunidade para que os senadores provocassem o plenário do Supremo para tentar reverter a decisão contra Aécio. O senador Lasier Martins concordou o adiamento. "Dizer que recolhimento à noite não é prisão é eufemismo", afirmou.

Cristovam Buarque também defendeu que o Senado articule com o STF uma decisão definitiva sobre o afastamento do senador Aécio. Ele avaliou que o Senado demorou a decidir sobre a questão ao não abrir processo contra Aécio no Conselho de Ética.

A intenção dos parlamentares, ao postergar o debate, é de minimizar o embate público entre os Poderes e dar tempo para uma tentativa de que o caso seja solucionado no tribunal.

Casa dividida

Outros parlamentares entendem que o Senado não deveria deliberar sobre a decisão da 1ª turma. Alvaro Dias e Randolfe Rodrigues defenderam que a questão seja decidia pelo próprio Supremo. Segundo Randolfe, o Senado pode abrir uma crise institucional se derrubar a decisão judicial. "Decisão judicial se cumpre." Eles sustentam que as medidas cautelares impostas ao senador estão previstas no CPP.

A defesa

Segundo o advogado Alberto Toron (Toron, Torihara e Szafir Advogados), representante de Aécio Neves, o regimento interno da Corte não contempla recurso neste caso, apesar de a decisão ter sido por 3 a 2 entre os ministros. Ainda há, no entanto, possibilidade de interposição de embargos de declaração. O causídico informou que vai esperar o acórdão para manifestar-se acerca da matéria.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...