MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. IGP pede para atuar como amicus curiae em ADIn sobre indulto natalino
Pedido

IGP pede para atuar como amicus curiae em ADIn sobre indulto natalino

Para o Instituto, o indulto é um caminho para a correção das falhas de um sistema carcerário deficiente e falido.

Da Redação

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Atualizado às 15:21

O Instituto de Garantias Penais (IGP) requereu no STF sua atuação como amicus curiae para que o decreto 9.246/17, que concede indulto natalino e comutação de penas aos condenados de todo o país.

O pedido veio após a ADIn 5.874, proposta pela procuradora-Geral da república, Raquel Dodge, que alegou que alguns artigos do decreto ferem a CF ao prever a possibilidade de exonerar o acusado de penas patrimoniais e não apenas das relativas à prisão, além de permitir a paralisação de processos e recursos em andamento.

Em dezembro do ano passado, no bojo da ADIn da PGR, a ministra Carmen Lúcia deferiu medida cautelar para suspender os efeitos de parte do decreto. Posteriormente, em fevereiro deste ano, o ministro Luís Roberto Barroso manteve a medida da presidente do STF.

Para o Instituto, a ADI é imprópria pois inexiste violação ao princípio da igualdade; ao princípio da individualização da pena; ao princípio da vedação da proteção insuficiente; ao princípio da separação dos poderes. Ainda na petição, o IGP ressaltou que o decreto não traz prejuízo à União e às vítimas para a cobrança das multas e reparações devidas.

"A ADI proposta pela D. PGR não só ignora os séculos e as transformações que separam a indulgência monárquica ao indulto, tratando-os como uma só realidade, como não dialoga com a verdadeira realidade do sistema carcerário brasileiro, moderna bússola para a decretação de indulto na realidade nacional."

O pedido foi encaminhado ao ministro Luís Roberto Barroso requerendo também o reconhecimento, em sede cautelar e definitiva, da constitucionalidade da integralidade dos atos normativos impugnados.

Confira a íntegra da petição.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...