MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pagamento indevido do INSS é irrestituível se não houve má-fé de beneficiária
Benefício previdenciário

Pagamento indevido do INSS é irrestituível se não houve má-fé de beneficiária

TRF da 4ª região reconheceu que o benefício previdenciário recebido por uma mulher foi percebido de boa-fé.

Da Redação

sábado, 3 de março de 2018

Atualizado em 28 de fevereiro de 2018 13:21

Uma mulher que recebeu do INSS valores indevidos referentes ao benefício previdenciário dos 21 aos 32 anos não terá que ressarcir a autarquia. Assim determinou a 3ª turma do TRF da 4ª região ao entender que a natureza alimentar do benefício é irrestituível e que a autora não incorreu em má-fé.

A mulher ajuizou ação contra o INSS após receber da autarquia um comunicado que exigia a devolução de R$ 56.765,00, valor computado referente aos anos de recebimento de irregularidade. No processo, a autora pugnou pela inexigibilidade de reposição ao erário de valores. O juízo de 1º grau julgou procedente o pedido e determinou que não poderia ser exigida, pelo INSS, a restituição do quantum pela mulher.

O INSS apelou da sentença pleiteando o ressarcimento ao patrimônio previdenciário. Entretanto, a desembargadora Federal Marga Inge Barth Tessler, relatora, reconheceu que o erro do recebimento indevido se deu por parte do INSS. A magistrada endossou que cabe à autarquia especializada cumprir o cancelamento do benefício.

"Não é possível exigir da requerida conhecimentos técnicos acerca de matéria previdenciária. (...). Seria irrazoável presumir e exigir de pessoa simples o conhecimento sobre o termo final do aludido benefício (21 anos)"

O entendimento da relatora foi acompanhado por unanimidade pelo colegiado.

  • Processo: 5026111-90.2015.4.04.7200

Confira a íntegra do acórdão e do voto.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA