MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Série da Netflix "O Mecanismo" mostra Moro como participante ativo nas investigações da Lava Jato
Ficção x Realidade

Série da Netflix "O Mecanismo" mostra Moro como participante ativo nas investigações da Lava Jato

O criminalista Alberto Zacharias Toron comenta o absurdo reproduzido na série.

Da Redação

quarta-feira, 28 de março de 2018

Atualizado às 09:17

A série original da Netflix "O Mecanismo", liberada há menos de uma semana, já está cercada de polêmicas. Dirigida por José Padilha, a série desencadeou reações extremas - teve quem, inclusive, cancelou a conta no streaming.

Protagonizada por Selton Mello, a série de oito episódios é inspirada em eventos reais relacionados à operação Lava Jato. Às vésperas de eleição presidencial, e abordando o conturbado quadro da política nacional, a série intensificou debates ideológicos.

As críticas mais intensas foram relacionadas a alterações cronológicas de fatos e de falas que ficaram famosas, na vida real, ao serem ditas por um, mas foram colocadas na boca de outro na ficção. A situação ocorreu, por exemplo, com o personagem de ex-presidente (claramente inspirado em Lula), o qual usa frases como "estancar a sangria" e "construir um grande acordo nacional", falas que, em verdade, foram proferidas em diálogo entre Sérgio Machado e Romero Jucá.

Outra crítica, desta vez pelo criminalista Alberto Toron, é sobre trecho em que o juiz (referência a Sérgio Moro) diz que "pedirá a prisão". O advogado adverte que o juiz não pede, decreta. Nesse sentido, o filme coloca o magistrado como partícipe das investigações, com intimidade entre polícia e magistrado.

"[O personagem] é a antítese do que se espera de um juiz - ou seja, alguém distanciado e que esteja equilibrado entre as partes. Essa imparcialidade, que o filme revela que não existe, é essencial para o correto exercício da judicatura."

Marketing
A fim de promover a série, a Netflix lançou "Loja da Corrupção" no aeroporto de Congonhas, em SP. No estande, constam produtos como cueca com bolsos para dólares, capinha personalizada para tornozeleira eletrônica e gravata filmadora. "Para você que não anda na linha, mas anda na moda", brinca a empresa. "Mantenha o bom gosto acima de tudo, até da lei".

Reações

No domingo, 25, a ex-presidente Dilma divulgou uma nota intitulada "O Mecanismo de José Padilha para Assassinar Reputações", na qual afirma: "(...) A propósito de contar a história da Lava-Jato, numa série 'baseada em fatos reais', o cineasta José Padilha incorre na distorção da realidade e na propagação de mentiras de toda sorte para atacar a mim e ao presidente Lula. A série O Mecanismo, na Netflix, é mentirosa e dissimulada".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS