MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Defesa de Cabral pede a Temer que ex-governador do RJ seja transferido para batalhão da PM
Pedido

Defesa de Cabral pede a Temer que ex-governador do RJ seja transferido para batalhão da PM

Pedido foi encaminhado ao presidente na última sexta-feira, 27, após ser negado pelo interventor Federal no RJ, general Braga Netto.

Da Redação

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Atualizado às 08:42

A defesa de Sérgio Cabral encaminhou na última sexta-feira, 27, um pedido ao presidente Michel Temer para que o ex-governador do Rio de Janeiro seja transferido do complexo penitenciário de Gericinó (Bangu 8) para a sala de Estado maior de algum dos batalhões da Polícia Militar do RJ.

O pedido da defesa de Cabral se deu após o interventor Federal no Rio de Janeiro, general Walter Souza Braga Netto, negar a transferência do ex-governador.

No documento enviado ao presidente Michel Temer, a defesa de Cabral afirma que ele deveria ser recolhido a uma sala de Estado maior em razão dos cargos públicos que ocupou, e cita casos nos quais o benefício foi aplicado, tais como o do ex-presidente Lula - que se encontra preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba/PR - e do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo. No pedido, a defesa do ex-governador do RJ também lembra o episódio em que Cabral foi algemado por policiais.

"Sob o pretexto da necessidade de tratamento isonômico (o qual, aliás, para o recorrente, sempre foi aplicado às avessas), SERGIO CABRAL tem sofrido agruras que nunca foram dispensadas a nenhum preso na história recente do Judiciário, como quando foi agrilhoado pelas mãos, pés e cintura, em Curitiba, e exibido à turba que acompanhava o seu calvário nas mãos dos policiais em Curitiba. Mais que isso: quando do seu retorno ao Rio de Janeiro, foi posto em local de custódia inapropriado para a sua condição de preso especial e ex-dignatário de altíssimos cargos em mais de 30 anos, sob condições que lhe reduzem a capacidade de defesa."

No documento, a defesa de Cabral ainda sustenta que os constantes deslocamentos do ex-governador para audiências na Justiça Federal colocariam em risco sua integridade física, uma vez que o caminho utilizado é a Avenida Brasil "o trajeto mais perigoso de todo o Estado", de acordo com os advogados que assinam o texto. A defesa também argumenta que o ex-governador e aqueles que o visitam têm sua integridade ameaçada dentro do presídio, uma vez que, no complexo, se encontram assassinos, ex-policiais e milicianos presos durante seu governo.

Recurso

O pedido - recurso hierárquico administrativo - foi feito ao presidente Michel Temer depois que o interventor Federal no Rio de Janeiro, general Walter Souza Braga Netto, negou a transferência de Cabral do presídio para algum dos batalhões da PM na capital do Estado.

O requerimento negado pelo general havia sido feito à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária - Seap que, em razão da intervenção Federal no Estado, se encontra sob o comando de Braga Netto.

Cabral se encontra preso desde novembro de 2016. Inicialmente encaminhado ao complexo de Gericinó, o ex-governador chegou a ser transferido para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte da capital fluminense, e para Curitiba, mas retornou ao complexo em abril deste ano.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...