MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juristas, intelectuais e jornalistas lançam Comissão Arns em defesa dos Direitos Humanos
Direitos Humanos

Juristas, intelectuais e jornalistas lançam Comissão Arns em defesa dos Direitos Humanos

Lançamento oficial é na próxima quarta-feira, 20, nas Arcadas.

Da Redação

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Atualizado às 15:21

Na próxima quarta-feira, 20, será lançada na Faculdade de Direito da USP a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns.

A Comissão Arns será presidida por Paulo Sergio Pinheiro, ex-secretário de Direitos Humanos. Outros ministros do governo FHC, Lula e Dilma também fazem parte da comissão. Margarida Genevois será a presidente de honra.

O cientista político André Singer, que também integra a comissão, explicou que se trata de uma iniciativa de um grupo de intelectuais que pretende atuar em rede com entidades similares, com o objetivo de "prevenir, dar visibilidade e acolhimento jurídico a graves violações dos direitos humanos no país".

A comissão caracteriza-se por ser plural e por entender que, no atual momento, há uma séria ameaça aos direitos humanos no Brasil. Integrantes afirmaram que, entre as preocupações, estão o monitoramento das entidades civil por autoridades do governo e o enfraquecimento da transparência com as novas regras de acesso a informação.

"Estamos vendo ameaças desde o governo Temer em relação aos povos indígenas, aos jovens negros, por exemplo essa proposta absurda de garantir a impunidade das execuções extrajudiciais da polícia, proposta pelo pacote do sr. Moro. Isso é realmente absolutamente escandaloso, quando sabemos que o Brasil é o campeão de execuções pela polícia, chamadas execuções extrajudiciais, mascaradas de conflito. Esse próprio pacote é extremamente preocupante em vários aspectos que dizem respeito à segurança pública e à política penitenciária", afirmou Paulo Sergio em entrevista à imprensa. 

t

Dom Paulo Evaristo Arns, falecido em 2016, conhecido como o cardeal dos Direitos Humanos, destacou-se por sua atuação pastoral voltada aos habitantes da periferia, à defesa dos direitos da pessoa humana e por sua luta política contra as torturas na ditadura militar.

O evento de lançamento, aberto a todos, será às 11h, na sala dos estudantes.

t

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA