MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Hediondez por si só não impede regime diverso do fechado
HC

Hediondez por si só não impede regime diverso do fechado

STJ reformou decisão que determinou o cumprimento de pena em regime mais gravoso com fundamento apenas na hediondez do delito.

Da Redação

sexta-feira, 15 de março de 2019

Atualizado às 16:39

O ministro Rogerio Schietti Cruz, do STJ, concedeu ordem em HC para determinar que um réu condenado a seis anos de reclusão por homicídio qualificado tentado inicie o cumprimento da sua pena no regime intermediário.

t

No habeas, o impetrante buscou a fixação do modo semiaberto para o início do cumprimento da sanção, por entender "que a hediondez do delito, por si só, não tem o condão de impedir a fixação de regime de pena diverso do fechado."

O Ministério Público opinou "pelo não conhecimento do presente habeas corpus, mas, pela concessão da ordem de ofício, a fim de fixar o regime inicial semiaberto para cumprimento da pena imposta ao paciente".

De acordo com o ministro, as instâncias ordinárias escolheram o regime mais gravoso fundado apenas na hediondez do delito, compreensão que, há muito, é rechaçada pela jurisprudência das Cortes Superiores.

Assim, na ausência de fundamentação idônea para atribuição do regime fechado, de acordo com a redação do art. 33, § 2º, "b", do Código Penal, ele entendeu que deveria ser fixado o modo semiaberto para início do cumprimento da reprimenda. "Concedo a ordem de habeas corpus para determinar que o réu inicie o cumprimento da sua pena no regime intermediário."

O habeas foi impetrado pela Advocacia Martins Sociedade de Advogados.

 

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA