MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ex-promotora Deborah Guerner e marido são condenados por tentar extorquir ex-governador do DF
Caixa de Pandora

Ex-promotora Deborah Guerner e marido são condenados por tentar extorquir ex-governador do DF

Deborah teve pena fixada em 5 anos, além de perda do cargo público. Leonardo Bandarra foi absolvido.

Da Redação

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Atualizado às 09:48

A Corte Especial do TRF da 1ª região condenou, nesta quinta-feira, 18, a promotora afastada do MP/DF Deborah Guerner e o marido dela, Jorge Guerner, pelo crime de extorsão. A dupla foi considerada culpada de tentar extorquir o ex-governador José Roberto Arruda.

t

O colegiado, no entanto, absolveu das acusações o ex-procurador-geral de Justiça do Distrito Federal Leonardo Bandarra, o empresário Marcelo Carvalho, o delator Durval Barbosa, e a ex-assessora de Arruda Cláudia Alves Marques. Veja as penas:

Deborah Guerner: 5 anos de reclusão, em regime inicialmente semiaberto, além de 66 dias-multa e perda do cargo de promotora.

Jorge Guerner: 4 anos e 4 meses de reclusão, em regime inicialmente semiaberto, e 67 dias-multa.

A maioria do colegiado acompanhou o voto do desembargador Kassio Nunes Marques. Ele votou pela condenação do casal Guerner e absolvição dos outros acusados.

Entenda o caso

A promotora afastada e o marido são acusados de tentar extorquir o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, em julho de 2009.

De acordo com a denúncia oferecida pelo MPF, os acusados exigiram que Arruda pagasse R$ 2 milhões para não divulgar vídeo em que o ex-chefe do Executivo aparecia recebendo propina de Durval Barbosa.

A gravação deu início à Operação Caixa de Pandora, que resultou no maior escândalo de corrupção da história do DF. No ano seguinte, o mandato de Arruda foi cassado.

Segundo a denúncia, Deborah Guerner pediu também favorecimento para uma empresa com a qual seu marido tinha negócios.

A tentativa de extorsão teria ocorrido em um encontro entre Arruda, Deborah Guerner e o empresário Marcelo Carvalho, na residência oficial do GDF.

O MPF argumentava ainda que Jorge Guerner e o então procurador-Geral de Justiça do DF, Leonardo Bandarra, teriam orientado a execução do crime.

Segundo o relator do caso, no entanto, não há elementos que comprovem a participação de Bandarra e Marcelo Carvalho no esquema.

Segundo a acusação, Durval Barbosa teria participado da tentativa de extorsão ao fornecer as imagens da entrega de propina a Deborah Guerner. Já Cláudia Marques Alves teria facilitado o encontro da promotora com o ex-governador. O TRF-1, no entanto, refutou essas hipóteses.

Concussão

Deborah já havia sido condenada em um outro processo, por concussão, em maio deste ano. Nesse caso, Leonardo Bandarra também foi considerado culpado.

Segundo a acusação, a dupla usou dos cargos públicos que ocupavam no Ministério Público do DF para conseguir benefícios junto a Durval Barbosa, que à época atuava como secretário de Relações Institucionais do GDF.

A pena de Leonardo Bandarra foi fixada em 7 anos e 7 meses de reclusão. Já a de Deborah Guerner ficou em 7 anos e 9 meses. A sentença prevê ainda a perda do cargo que eles ocupavam no Ministério Público do DF.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.