MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. MPF/DF e partido buscam impedir nomeação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA
Diplomacia

MPF/DF e partido buscam impedir nomeação de Eduardo Bolsonaro para embaixada nos EUA

Partido ajuizou ação no STF e parquet propôs ação civil pública na JF para barrar a indicação.

Da Redação

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Atualizado às 11:56

Na última sexta-feira, 9, o partido Cidadania pediu que o STF barre a indicação do deputado Federal Eduardo Bolsonaro para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A legenda não é a única a ser contra a indicação. O MPF/DF ajuizou ação civil pública na JF para barrar a indicação.

t

Cidadania

Em MS coletivo preventivo impetrado no STF, o partido Cidadania argumentou que a possível indicação para chefe de missão diplomática nos EUA por Eduardo Bolsonaro seria flagrante violação à súmula vinculante 13, "pois se trataria de evidente nepotismo".

Para a legenda, quando se compara Eduardo Bolsonaro com embaixadores brasileiros em Washington desde 1988 até 2019 fica evidente a "patente inexperiência e ausência de qualificação profissional" para o cargo por parte do filho de Bolsonaro. "Antes do desafio de assumir a embaixada do Brasil, os anteriores ocupantes do cargo exerciam funções relacionadas à diplomacia há anos", afirmou o partido.

Assim, a legenda pediu liminarmente que Bolsonaro se abstenha de indicar e encaminhar para apreciação do Senado o nome de Eduardo Bolsonaro para a embaixada.

MPF/DF

O MPF/DF ajuizou ACP na JF contra a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil em Washington. O parquet argumentou que é necessário ter condições técnicas para postos diplomáticos.

O órgão enfatizou o "perigo do dano caso se efetive a indicação de pessoa sem a preparação adequada para estabelecer intensas negociações com agentes estrangeiros".

"Não pode ser qualquer mérito ou qualquer serviço a justificar a indicação do cargo, mas sim méritos e serviços relacionados à função que se irá exercer"

Nomeação

Em julho, o presidente Bolsonaro disse que cogitava nomear o filho como embaixador nos EUA. Ele explicou que Eduardo Bolsonaro é próximo dos filhos de Donald Trump e tem "uma vivência de mundo".

Pouco tempo depois, Eduardo Bolsonaro defendeu a nomeação, negando que havia qualquer tipo de nepotismo. Também reiterou sua competência para o cargo: "Não sou um filho de deputado que está do nada vindo a ser alçado a essa condição. Tem muito trabalho sendo feito, sou presidente da Comissão de Relações Exteriores [da Câmara], tenho uma vivência pelo mundo, já fiz intercâmbio, já fritei hambúrguer lá nos Estados Unidos", disse.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.