MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Candidato eliminado em teste psicológico será reintegrado a concurso da PM
Concurso público

Candidato eliminado em teste psicológico será reintegrado a concurso da PM

Decisão é da 12ª câmara de Direito Público do TJ/SP, ao entender que não há previsão da avaliação na legislação.

Da Redação

sábado, 5 de outubro de 2019

Atualizado em 4 de outubro de 2019 14:44

Candidato de concurso público da PM que reprovou na avaliação psicológica mesmo após ter sido aprovado em outras fases será reintegrado ao certame. Decisão do TJ/SP, que negou provimento ao recurso do Estado de SP.

O autor alegou que a avaliação psicológica não é prevista na legislação e que, após sua eliminação no concurso, não conseguiu obter esclarecimento sobre quais foram os fundamentos que motivaram a banca a eliminá-lo.

t

Ao apreciar o caso, o desembargador Ribeiro de Paulo, relator designado, considerou a jurisprudência do STF sobre o tema, exposto na súmula vinculante 44, que determina que "só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público".

De acordo com o magistrado, a lei complementar estadual 697/92, que dispõe sobre os vencimentos e a sistemática de promoção dos integrantes da PM/SP, não prevê expressamente a exigência de aptidão em exame psicológico para aprovação no concurso.

Para o desembargador, a adoção deste posicionamento baseado na jurisprudência e na legislação não torna sem efeito as previsões da lei complementar estadual 1.291/16, que disciplina o ingresso na carreira militar, estabelecendo, por exemplo, limite de idade.

Com esse entendimento, a 12ª câmara de Direito Público do TJ/SP decidiu que o candidato não poderia ser eliminado do concurso por causa de uma etapa que não está prevista em lei.

Veja a íntegra do acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...