MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Judiciário é o Poder mais confiável para brasileiros, aponta estudo
Pesquisa

Judiciário é o Poder mais confiável para brasileiros, aponta estudo

Pesquisa da AMB e FGV-Rio busca conhecer a imagem e a avaliação dos serviços do Judiciário.

Da Redação

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Atualizado em 4 de dezembro de 2019 08:24

Mais da metade da sociedade brasileira (52%) confia no Judiciário, valor superior à confiança depositada pelos cidadãos na presidência da República (34%) e no Congresso (19%).

Os dados integram o "Estudo da Imagem do Poder Judiciário", apresentado nesta semana no Rio de Janeiro. Realizada pela AMB e pela FGV-Rio, a pesquisa foi coordenada pelo ministro Marco Aurélio Bellizze, do STJ, com subcoordenação da presidente eleita da AMB Renata Gil.

Conforme o estudo, o Judiciário perde para a OAB (66%) e empresas privadas (56%), mas ganha dos movimentos sociais (49%), sindicatos (35%) e partidos políticos (14%) em termos de confiança.

t

A pesquisa foi produzida no período de agosto de 2018 a agosto de 2019, com a utilização articulada de metodologias e técnicas qualitativas e quantitativas, abrangendo diversos segmentos de público: sociedade (usuários e não usuários dos serviços da Justiça); advogados, defensores públicos e formadores de opinião.

Um dado do estudo chama a atenção: apesar da confiança, apenas 5% dos entrevistados disseram estar bem informados sobre o Poder Judiciário. Em contrapartida, 50% se consideraram "mais ou menos informados" e 42% "mal informados".

t

Entre as perguntas feitas estiveram as relativas ao grau de independência entre os três Poderes e a relação estabelecida entre eles. 76% acredita que a relação é conflituosa, e para 25% o Legislativo é o Poder que mais interfere sobre os demais - sendo que para 28%, o Judiciário é o que sofre mais interferência.

t

De acordo com a pesquisa, na média 33% dos entrevistados creem que o Judiciário é o Poder que melhor cumpre seu papel - superando, e muito, o Legislativo (9%) e o Executivo (8%).

Esses dados dizem respeito à pesquisa feita entre usuários e não usuários da Justiça. Limitadas as questões aos advogados e defensores, há uma melhora: para 57% dos causídicos e 38% dos defensores o Judiciário é Poder que melhor cumpre seu papel.

t

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...