MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF inicia julgamento sobre audiências de custódia em casos de prisões cautelares
Matéria Penal

STF inicia julgamento sobre audiências de custódia em casos de prisões cautelares

Até o momento, foram feitas apenas as sustentações orais e a leitura do relatório. Julgamento continua na próxima semana.

Da Redação

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Atualizado em 13 de dezembro de 2019 09:19

A realização de audiência de custódia é obrigatória em todas as modalidades de prisão ou vale apenas para os casos de prisão em flagrante? A questão começou a ser analisada nesta quinta-feira, 12, pelo plenário do STF. Até o momento, foram feitas apenas as sustentações orais e a leitura do relatório.

t

A Defensoria Pública do Estado do Rio afirmou que o TJ do Estado limitou a realização de audiências de custódia aos casos de prisão em flagrante. Para a Defensoria, a interpretação está equivocada em relação ao que decidiu o STF no julgamento de liminar na ADPF 347, e tais audiências também devem ser feitas em caso de prisões cautelares.

O relator do caso é o ministro Fachin e em fevereiro de 2019 o assunto foi debatido pela 2ª turma. Na ocasião, o colegiado decidiu remeter o tema ao plenário do STF.

Amici curiae

A sessão de hoje contou com as sustentações orais dos amici curiae. O IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa entende que garantir a audiência de custódia para todas as modalidades de prisão é uma forma de garantir a integridade física das pessoas. Argumento que o CNJ já tem resolução nesse sentido e que uma decisão ampliando a possibilidade da audiência de custódia estaria em consonância com as políticas públicas sobre o tema.

O ICP - Instituto de Ciências Penais defendeu que não há como se devolver o tempo para pessoas que foram presas injustamente. O advogado da entidade trouxe números sobre a população carcerária e afirmou que as audiências de custódia para outras modalidades de prisão podem diminuir os recursos nas Cortes Superiores.

Julgamento continua na próxima semana.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA