MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Servidor público que cometeu assédio sexual é condenado a ressarcir empresa por indenização paga à vítima
Assédio

Servidor público que cometeu assédio sexual é condenado a ressarcir empresa por indenização paga à vítima

Decisão é do juiz do Trabalho Renato de Sousa Resende, da 2ª Vara do Trabalho de Poços de Caldas/MG.

Da Redação

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Atualizado às 13:06

Servidor deverá ressarcir a empresa pública na qual trabalha no valor de R$ 12.500, referente a danos morais, pagos a uma ex-estagiária. A estudante havia sido assediada pelo empregado que, à época, ocupava o cargo de engenheiro ambiental e era o responsável pela supervisão do estágio. 

Após o assédio, a estudante moveu ação contra a empresa, na qual foi celebrado acordo para a indenização por danos morais. O engenheiro foi condenado, pelo  juiz do Trabalho Renato de Sousa Resende, da 2ª Vara do Trabalho de Poços de Caldas/MG, a ressarcir a empresa pelo valor pago à vítima. 

t

Caso

O homem ocupava o cargo de engenheiro ambiental desde o ano de 2013 e, entre suas atribuições, estava a supervisão de estágio profissional na área de segurança do trabalho.

Segundo a jovem que o acusou, ele a assediou sexualmente e fazia perseguições no local de trabalho, isolando-a do resto dos funcionários e repassando a ela apenas tarefas administrativas, comportando-se de maneira contrária às orientações do Código de Ética da organização.

Por conta disso, a estagiária apresentou denúncia à empresa e os fatos foram apurados pela Comissão de Ética, que decidiu aplicar pena de repreensão ao empregado. Posteriormente, a jovem ajuizou ação cível que tramitou perante a 4ª vara Cível de Poços de Caldas/MG, com pedido de indenização por danos morais.

A empresa realizou acordo no processo cível, indenizando a estagiária no valor de R$ 12.500. Na ação de regresso que ajuizou contra o empregado, a empresa pública pretendia ser ressarcida dos valores pagos à estagiária, no entanto, o empregado se recusou a autorizar o desconto do montante de forma parcelada em seus salários.

Ressarcimento

Ao examinar a ação ajuizada pela empresa contra o engenheiro, o juiz do Trabalho Renato de Sousa Resende, entendeu que o empregado não concordou com a conclusão da Comissão de Ética, mas reconheceu que lhe foi dada oportunidade de defesa.

Sobre o assédio sexual no ambiente de trabalho, o magistrado lembrou que a doutrina também considera a intimidação assédio sexual trabalhista. O juiz ponderou que, apesar de nenhuma testemunha ter presenciado o assédio sexual noticiado, não se pode perder de vista que, em casos como esse, a prova é de difícil produção, na medida em que as investidas ocorrem precisamente quando não há testemunhas.

Para decidir, o magistrado considerou o fato de a estagiária ter comunicado à empresa que havia sido assediada sexual e moralmente pelo supervisor do estágio, conforme registrou a Ata de Reunião da Comissão de Ética, que, por sua vez, aceitou a denúncia e instaurou o "Procedimento Preliminar" para apuração dos fatos. Assim, o juiz concluiu que houve assédio.

Ao decidir que o engenheiro deveria ressarcir a empresa, o magistrado concluiu que a conduta do servidor causou prejuízos à empresa.

Processo tramita em segredo de justiça.

Informações: TRT da 3ª região.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...