MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogado será indenizado por realizar diligência em cartório que não foi paga
Justiça de SP

Advogado será indenizado por realizar diligência em cartório que não foi paga

Escritório de advocacia e empresa foram condenados solidariamente.

Da Redação

terça-feira, 7 de abril de 2020

Atualizado às 13:44

O juiz de Direito Wander Benassi Junior, de Limeira/SP, garantiu indenização a advogado que realizou diligência para escritório de advocacia e empresa de recuperação de crédito e não foi pago pelo serviço. Além dos danos morais, causídico também será reembolsado por despesas no cartório.

O autor foi contatado por meio eletrônico para acompanhar uma pessoa em cartório para reconhecimento de firma, tendo aceitado a diligência por R$ 250. No ato, ainda adiantou despesas com emolumentos. 

Ao analisar os autos, o magistrado ressaltou que as rés não comprovaram nenhum tipo de pagamento.

"As rés pura e simplesmente usaram dos serviços do autor, e da diligência por ele empregada que inclusive adiantou do próprio boldo emolumentos de cartório, sem nenhuma intenção de pagar pelo serviço, a qual é mantida até hoje, via da resistência ao pedido inicial."

t

Na sentença, o juiz menciona que as rés não formularam proposta; não justificaram minimamente na defesa o motivo do não pagamento do valor contratado à época própria; e sustentaram que tal pagamento é indevido.

"Nada mais contrário à boa-fé objetiva. A contratação de advogado correspondente partiu diretamente do escritório de advocacia réu, que se valeu do autor como autêntica longa manus, em outro estado da federação, a fim de prestar seus serviços à corré. Era seu dever, inclusive do ponto de vista ético-profissional, não deixar de honrar a verba alimentar de seu parceiro externo."

Sendo a corré (empresa) destinatária final do serviço, foi condenada solidariamente pelos danos moral e material. O dano moral foi fixado em R$ 1.500.

Veja a decisão.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...