MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz critica meme em inicial e manda oficiar OAB: "Confundiu processo com redes sociais"
Advocacia

Juiz critica meme em inicial e manda oficiar OAB: "Confundiu processo com redes sociais"

Na peça, o causídico incluiu um meme do prefeito de SP Bruno Covas. Magistrado afirmou que "não é preciso ser bacharel em Direito para manejar memes".

Da Redação

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Atualizado em 20 de maio de 2020 08:50

"O impetrante confunde processo judicial com página de Facebook, perfil de Instagram e outros espaços em rede social", afirma o juiz de Direito Luis Manuel Fonseca Pires, de SP, ao analisar inicial de advogado em causa própria.

A ação foi ajuizada contra as imposições de rodízio de carros na capital em decorrência da pandemia. Na peça, o causídico incluiu um meme do prefeito Bruno Covas com os dizeres: "Bom dia, como posso atrapalhar seu dia?".

t

O magistrado pondera no despacho que "os memes certamente entrarão para a história da comunicação como um inclusivo meio de transmissão de ideias no mundo virtual pois possuem o poder de condensar e transmitir expressivas quantidades de informação de forma simples, condição essencial no mundo contemporâneo". Contudo, prossegue, memes não podem ser usados para argumentação jurídica em processo judicial.

"A utilização de memes e as referências jocosas ao prefeito como "majestade" não engrandecem a argumentação. Este modo de agir apequena a justiça, não serve a demonstrar direito algum, apenas se presta para "viralizar" na internet"."

Luis Manuel Fonseca Pires fala ainda que a ética profissional deve ser firmemente observada e que, "se em informações o prefeito resolvesse responder do mesmo modo provavelmente o impetrante ficaria, com razão, indignado".

Concluindo que o uso de meme na peça é incompatível com a ética profissional e prejudica a importância da advocacia, o julgador determina envio de ofício ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB com cópia da petição inicial e da decisão "para conhecimento da situação e adoção das medidas que se entender adequadas": "Não é preciso ser bacharel em Direito para manejar memes."

Em tempo, diante de pedido de desistência e o magistrado julgou extinto o feito sem julgamento de mérito.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...