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Atraso em voo

Companhia aérea consegue reduzir indenização por atraso em voo internacional

A turma recursal dos JECs do TJ/RJ acolheu argumento de princípio da razoabilidade e reduziu a indenização de R$ 10 mil para R$ 1 mil.

Da Redação

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Atualizado às 17:31

Companhia aérea consegue reduzir indenização por danos morais devido a atraso em voo internacional. A 3ª turma Recursal dos JECs do TJ/RJ acolheu argumento da empresa do princípio da razoabilidade e reduziu a indenização de R$ 10 mil para R$ 1 mil.

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Os consumidores alegaram que em viagem internacional tiveram o voo cancelado, o que acarretou a perda de compromissos previamente agendados.

Em 1º grau, o magistrado considerou parcialmente procedente o pedido, condenando a companhia aérea ao pagamento de R$ 10 mil a título de danos morais para cada autor.

Em sede de recurso, a empresa aduziu excludente de responsabilidade, necessidade de reengenharia do voo, ausência dos danos morais e, subsidiariamente, redução do valor arbitrado em virtude do princípio da razoabilidade.

Ao analisar o caso, a 3ª turma Recursal dos JECs do TJ/RJ deu razão à companhia. Para os magistrados, a redução do valor seria mais compatível com a repercussão e natureza do dano e que melhor concretiza os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Assim, por unanimidade, conheceram do recurso e deram parcial provimento para reduzir o quantum indenizatório a título de danos morais para R$ 1 mil a cada autor.

Os advogados João Roberto Leitão de Albuquerque Melo e Thatyana Vasques, do escritório Albuquerque Melo Advogados, representam a companhia aérea.

Veja a decisão.

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